SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital HCI inicia nova fase rumo à certificação Planetree: Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa

  • Quarta, 08 Dezembro 2021 10:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Hospital de Clínicas do Ingá dá início a nova fase do Projeto Planetree, Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa e que atualmente está presente em mais de 700 organizações, em mais de 23 países.

O Programa tem o seu escritório oficial no Brasil, na sede do Hospital Israelita Albert Einstein, que desde 2012 é responsável por disseminar e treinar instituições de saúde – nos países de língua portuguesa – interessadas em adotar a metodologia Planetree, por meio da implementação do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.

Ao aplicar essa metodologia em sua gestão, os hospitais colocam como prioridade as necessidades de cada paciente como um indivíduo que precisa ser ouvido com atenção e carinho. Dessa forma o hospital promove através de seu colaborares e corpo clínico uma experiência mais positiva para os pacientes e seus familiares.

Segundo Pryscila Kiehl, Consultora do Planetree Brasil Office, esta nova fase do HCI irá contemplar a realização dos grupos focais com colaboradores, médicos, terceiros, pacientes e familiares onde será analisado pelos consultores o que o hospital já realiza no Cuidado Centrado nas Pessoas e como elas enxergam essas oportunidades.

“Falaremos com representantes de cada grupo para analisar e pontuar o HCI dentro dos padrões exigidos pelo Planetree Internacional. Com este diagnóstico inicial iremos apoiar o hospital na construção de um sistema de saúde que faça mais sentido para todos os envolvidos e que tenha o paciente no centro do cuidado prestado”, explica Pryscila.

Para a consultora esta fase é primordial para o HCI traçar um caminho consistente na busca da Certificação Planetree.

“Este é o ponto de partida. Pois já sabemos onde queremos chegar - fazer do HCI um hospital melhor para todos, colocando as pessoas no centro do cuidado”, acrescenta Pryscila.

Carla Behr Pitoli, Gerente do Escritório Planetree Brasil, explica que nessa segunda fase é feito de fato a implantação dos ajustes dos processos para o cumprimento dos padrões Planetree.

Segundo a psicóloga e Coordenadora do projeto Planetree do HCI Thayssa Quaglietta, as visitas consistem em avaliações diagnósticas realizadas em dois dias pela equipe Planetree Brasil e são uma venerável oportunidade para identificação de aspectos a serem aperfeiçoados, assim como também para a mensuração de evidências de ações já implementadas dentro desse processo de transformações estruturais e assistenciais nas quais o HCI vem diligenciando.

“O Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa inclui 26 critérios que se expressam em ações de mensuração, implementação e manutenção, baseadas na essência de três palavras: qualidade, compaixão e parceria. Esses critérios são divididos em cinco direcionadores - chamados de Drivers. Já mergulhamos no Drive 1 (criação de estruturas organizacionais que promovam o engajamento), Drive 2 (conexão entre valores, estratégias e ações), Drive 3 (implementação de práticas que promovam parceria) e, agora, estamos no Drive 4 (conhecimento daquilo que realmente importa)”, explica Thayssa lembrando que o próximo e último Drive a ser contemplado é o 5 (uso das evidências para direcionar as melhorias).

“Todos esses direcionadores funcionam de forma interligada e harmônica e a construção das ações em torno deles deverá se dar num contínuo, de modo a reverberar em missão e valores de uma nova cultura organizacional”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 02, 2026 Saúde

Endometriose Afeta Mais de 36 Mil Mulheres em Base…

Abr 02, 2026 Saúde

O custo invisível do sedentarismo: mais dor, menos…

Abr 02, 2026 Saúde

Ortodontia invisível cresce 60% ao ano no Brasil e…

Abr 01, 2026 Saúde

Abril Marrom alerta para o cuidado com doenças que…

Abr 01, 2026 Saúde

Botox e cirurgias plásticas: como funciona o seguro…

Abr 01, 2026 Saúde

Páscoa sem culpa: como aproveitar a data de forma…

Mar 31, 2026 Saúde

"Efeito Zoom": videoconferências e redes sociais…

Mar 31, 2026 Saúde

Saúde de pessoas trans vai além da identidade de gênero…

Mar 31, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e Páscoa: Como evitar excessos e…

Mar 30, 2026 Saúde

Exposição constante à própria imagem aumenta procura…

Mar 30, 2026 Saúde

Ginecomastia não é gordura: a confusão que atrasa o…

Mar 30, 2026 Saúde

Terrorismo nutricional serve banquete de desinformação…

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version