SEGS Portal Nacional

Saúde

ABIIS defende o setor de Dispositivos Médicos como estratégico e leva propostas para candidatos à presidência e lideranças públicas

  • Terça, 07 Dezembro 2021 11:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Brauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

“O Brasil tem potencial para suprir o mercado interno e de outros países da América Latina, Oriente Médio e Rússia”, afirma o presidente da Aliança

A Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde iniciou, no dia 02 de dezembro, a Agenda Saúde 2022/2030 - Dispositivos Médicos, que vai apresentar os desafios e propostas para o setor às lideranças públicas e candidatos à Presidência da República do ano que vem. O objetivo é contribuir efetivamente com as equipes técnicas das campanhas da área da Saúde. O presidente do Conselho de Administração da ABIIS, Bruno Boldrin Bezerra, e o assessor em Relações Institucionais, Armando Queiroz Monteiro Bisneto, se reuniram com o pré-candidato do Novo, Luiz Felipe d’Avila, e com o gerente executivo do partido, Lucas Albuquerque, em São Paulo.

A Aliança defende que o setor de Dispositivos Médicos seja considerado estratégico pelo Estado Brasileiro, para os interesses geopolíticos, diplomáticos, econômicos e sociais do país. “O Brasil tem uma capacidade de consumo muito grande, com 220 milhões de pessoas, o maior sistema de saúde público do mundo (SUS), além de um sistema privado bastante robusto. Trazemos propostas para contribuir para o debate de 2022 para fomentar o setor em território nacional”, afirmou Bezerra.

Fazendo uma referência à pandemia, o presidente da ABIIS destacou que, em 2020, 74,2% das exportações mundiais de EPI’s foram feitas pela China e que 62,2% das exportações mundiais de ventiladores foram feitas por cinco países, sendo que o Brasil não está nessa lista. “O país tem uma indústria de capital nacional que pode ser fortalecida. Paralelamente, temos capacidade de atrair indústrias internacionais para montar suas plantas aqui e exportar. Elas gerariam emprego, arrecadação tributária e investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Hoje há uma série de ineficiências que afugentam as multinacionais. Seja por meio da indústria nacional ou internacional, temos potencial para suprir o mercado interno e de outros países da América Latina, Oriente Médio e Rússia”.

As questões consideradas fundamentais pela ABIIS são: recursos e políticas públicas para a consolidação de um Complexo Industrial da Saúde forte, moderno e representativo, independentemente da origem do capital; incentivo à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos, incorporando de forma racional as novas tecnologias, em benefício da população; reformas estruturais que acabem com o "Custo Brasil", que encarece os preços dos produtos e os custos de logística, compromete investimentos e prejudica o acesso da população à saúde; e tratamento tributário diferenciado para a saúde, que proporcione a sustentabilidade do sistema, o acesso do paciente e o desenvolvimento econômico.

O candidato Luiz Felipe d’Avila se mostrou bastante interessado nas propostas. “Precisamos simplificar regras, dar mais transparência e usar os padrões internacionais. No caso do Brasil, pegar o arcabouço da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e como que se encaixa na questão dos dispositivos médicos para começar a balizar o programa”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version