SEGS Portal Nacional

Saúde

Dispepsia funcional e gastrite, entenda a diferença

  • Segunda, 29 Novembro 2021 08:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pollyana Cabral
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Queimação no estômago ou inchaço após refeições pode ser indício de dispepsia funcional. Popularmente - e erroneamente - chamada de gastrite nervosa

Caracterizada principalmente por desconforto estomacal, enjoo, vômitos, inchaço na região abdominal, arrotos frequentes e queimação, a dispepsia funcional está diretamente ligada a questões emocionais, o que torna necessária a atenção à saúde mental para controlar os sintomas da doença. Diferentemente da gastrite, não causa irritação na mucosa do estômago. O tratamento em geral é feito por meio do uso de remédios que diminuem a acidez do estômago. Porém, o uso prolongado desses medicamentos deve ser monitorado pelo médico.

A gastroenterologista do Hospital Brasília Zuleica Bortoli explica que os sintomas de dispepsia são basicamente os mesmos que surgem na gastrite em si. “A diferença entre os dois quadros é que na dispepsia funcional não há inflamação no estômago, mas alteração na sensibilidade e na motilidade gastrointestinal”, esclarece a médica.

A boa notícia é que a dispepsia funcional tem cura e é relativamente fácil de ser resolvida. Para melhorar os sintomas, o recomendado é adotar uma alimentação leve, com baixa quantidade de gordura, de álcool e de café. Já alimentos cozidos e que sejam pouco fermentáveis são uma boa opção. A gastroenterologista destaca ainda que a prática de atividades físicas ou de lazer ajudam a reduzir os níveis de estresse e podem melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com a doença.

Já em relação à gastrite “clássica”, a médica explica que a doença pode ser causada pelo consumo de alimentos mal lavados que contenham a bactéria H. pylori e pelo uso prolongado de álcool, cigarro e anti-inflamatórios, pois causam irritação da mucosa do estômago. “Tanto para essas situações quanto para pessoas que estejam com má digestão ocasionada pela dispepsia, uma alimentação balanceada e alguns tipos de chás podem ser grandes aliados no alívio da sensação de desconforto”, diz a especialista.

Sobre qual profissional buscar na incidência dos sintomas, Dra. Zuleica esclarece que o médico gastroenterologista (mais conhecido apenas por gastro) é especialista no sistema digestivo, que inclui boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado. No entanto, como a dispepsia funcional é desencadeada, principalmente, por questões emocionais, acompanhamento psicológico também pode ser indicado.

Além do uso de medicamentos que diminuem a acidez estomacal, devidamente receitados pelo médico, o melhor jeito de tratar a dispepsia funcional é cuidar da saúde mental com psicoterapia/psicanálise. Além disso, adotar técnicas de relaxamento; reservar um momento para fazer coisas que dão prazer; optar por uma dieta que tenha como base comida natural e de fácil digestão; consumir bastante água e evitar itens industrializados, corantes, conservantes e excesso de açúcar são hábitos que, se adotados, evitam não apenas a gastrite e a dispepsia, mas também muitas outras doenças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version