SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital São Lucas Copacabana é referência em cirurgia robótica para câncer de próstata

  • Sexta, 26 Novembro 2021 10:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

No mês da campanha Novembro Azul, especialista alerta para o cuidado da saúde do homem, ressaltando a importância dos exames de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

O Hospital São Lucas Copacabana é referência no Rio de Janeiro em cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata, segundo tipo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele, e que é a causa de morte de 13,1% da população masculina, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para o urologista Antônio Cláudio Ahouagi, o cuidado com a saúde do homem deve ser contínuo, assim como os exames de rotina que auxiliam no rastreamento da doença. “Com a descoberta da doença em fase inicial, existe uma chance grande de cura “.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos da doença ainda em 2021. Grande parte dessa previsão é por conta do impacto da pandemia na rotina de exames: houve queda de 27% de exames de PSA e de 21% de biópsias de próstata nos últimos dois anos.

Além do exame de sangue – antígeno prostático específico (PSA), o exame de toque retal também é indicado para o rastreamento da doença. “O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, tornando mais difícil o diagnóstico. Porém, o PSA e o exame de toque retal são fundamentais, porque se complementam para o rastreio. Com a suspeita da doença, é ainda necessária uma biópsia da próstata para a confirmação do câncer”, explica Ahouagi.

Tratamento

Uma vez diagnosticado o câncer de próstata, o médico especialista define a terapia mais adequada para o paciente, após discutir os riscos e benefícios de cada procedimento. Esse tratamento pode envolver sessões de radioterapia, medicamentos específicos ou a cirurgia.

Segundo o especialista do Hospital São Lucas, a cirurgia é indicada para retirada da próstata, tanto em casos de doença localizada, como para tumores mais agressivos. A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, localizada na frente do reto e abaixo da bexiga, e tem como função produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides. Em casos cirúrgicos, com a retirada dessa glândula, o paciente se torna estéril, mas não necessariamente com disfunção erétil.

O urologista, especializado em cirurgia robótica, explica que a operação com robô pode ter vantagens na preservação da ereção. No entanto, a experiência do cirurgião e o quadro do paciente podem realmente fazer a diferença nessa questão. “A cirurgia robótica permite uma visão ampliada, em alta definição em 3D da região onde se encontra a próstata. Além disso, a cirurgia é mais delicada, e a pinça, por ter movimento idêntico à articulação do punho humano, minimiza danos a tecidos e regiões adjacentes, reduzindo o sangramento e preservando o nervo responsável pela função erétil do homem”, explica Ahouagi. “Existem casos em que a doença já avançada ultrapassa o limite da cápsula da próstata, o que torna a preservação dos nervos mais arriscada. Mesmo nesses casos, nota-se uma vantagem no uso da plataforma robótica.

A cirurgia robótica permite procedimentos mais eficientes e menos traumáticos para o paciente. “Isso significa menos tempo de cirurgia, uma recuperação pós-procedimento mais rápida, com menos dor, sangramento e cicatrizes e, portanto, com excelente desfecho clínico”, conclui o urologista.

O Hospital São Lucas Copacabana conta com o robô Da Vinci Xi, considerada a plataforma mais moderna do mercado. Nesse equipamento, as pinças rotatórias, que exercem movimento idêntico ao do punho humano, oferecem uma maior precisão. Além disso, os braços articulados são mais finos e maleáveis tornando a cirurgia menos invasiva.

Cuidado com a saúde

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, a recomendação é que homens, a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, procurem regularmente o urologista para consultas e realizações de exames. Entre os fatores de risco, estão: histórico familiar de câncer de próstata (como pai, irmão e tio) e obesidade.

Com 39 anos de profissão, Antônio Cláudio Ahouagi percebe que, nos últimos anos, houve uma mudança cultural entre os homens sobre o cuidado com a saúde, de um modo geral. “Na rotina do meu consultório, vejo que os homens estão mais conscientizados sobre a importância desse cuidado, buscando realizar seus exames. Porém, é sempre importante ressaltar que, além das consultas e exames de rotina, os hábitos saudáveis devem ser priorizados. Por isso, a recomendação é sempre evitar o consumo de cigarro, álcool, alimentos gordurosos, e buscar manter a prática de exercícios físicos regulares”, completa o especialista.

Sobre o Hospital São Lucas Copacabana

Inaugurado em 1937, o Hospital São Lucas Copacabana é uma das principais referências em medicina de alta complexidade da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Suas principais linhas de cuidado são: transplante hepático, renal, renal e pâncreas, medula óssea, cirurgia robótica, neurocirurgia, oncologia e cirurgia bariátrica.

O Hospital São Lucas dispõe de 211 leitos e 12 salas cirúrgicas, além de Unidade Ambulatorial, com 14 consultórios, Centro de Infusão de Medicamentos e Hemodiálise Ambulatorial.

Possui Acreditação pelo Qmentum International Accreditation Program e Certificação de Serviços de Enfermagem pelo IQG – Health Services Accreditation.

O Hospital São Lucas Copacabana pertence ao ecossistema de saúde da Dasa, a maior rede de saúde integrada do país, que cuida da jornada de 20 milhões de pessoas por ano. São 250 mil médicos parceiros, 13 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version