SEGS Portal Nacional

Saúde

Mesmo com os avanços no tratamento do Diabetes, número de pessoas que consegue manter o controle glicêmico dentro do ideal cai

  • Quinta, 25 Novembro 2021 08:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Conecta Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Um novo estudo, publicado no periódico científico The New England Journal of Medicine, revela que apenas metade dos pacientes com diabetes conseguiu alcançar a meta do controle glicêmico, mesmo com o avanço nos tratamentos da doença.

Segundo Mauro Scharf, endocrinologista e vice-presidente da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a hemoglobina glicada é um dos parâmetros importantes para a verificação do controle do diabetes. A hemoglobina é um pigmento que confere a cor vermelha ao sangue e tem a capacidade
de se ligar ao oxigênio e à glicose. Quando a hemoglobina se liga à glicose é chamada de hemoglobina glicada. Quanto mais alta a média glicêmica, por exemplo, mais elevada ficará a hemoglobina glicada e maiores os riscos de o paciente ter complicações associadas ao diabetes, como os riscos cardiovasculares.

De acordo com a pesquisa populacional National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), que acompanha a saúde dos americanos, o controle glicêmico, indicado pelo nível de hemoglobina glicada abaixo de 7%, aumentou entre o período de 1999 até o início de 2010, mas a progressão estagnou e, posteriormente, diminuiu, indo de 57,4% entre 2007 e 2010, para 50,5% de 2015 a 2018. Ainda segundo o estudo, o número de pessoas que usam medicamentos para controle da glicemia estagnou desde 2010 e o uso de terapia combinada para hipertensão diminuiu e estabilizou para o controle glicêmico.

"Quanto menor a hemoglobina glicada, melhor é o controle do diabetes", explica Scharf. "Entendemos atualmente que a glicada abaixo de sete é o ideal para se conferir resultados mais protetores contra as complicações crônicas geradas pelo diabetes", completa o endocrinologista.

No Brasil, a pandemia vem desenhando o mesmo cenário. Um recente estudo publicado na Diabetes Research Clinical and Practice, da Federação Internacional de Diabetes (IDF), mostra que a chegada do COVID-19 impactou a glicemia de quem tem diabetes no país, pois além de aumentar o risco de complicações agudas e crônicas do Diabetes por uma piora do controle glicêmico, esses pacientes também ficam mais suscetíveis a quadros mais graves e mortalidade quando infectados pelo SARS CoV-19. Segundo a pesquisa, comportamentos como adiamento de consultas médicas, redução da atividade física e abstenção de coleta de medicamentos e insumos, levou a um alto percentual de relatos de piora do controle glicêmico.

Ainda de acordo com o estudo brasileiro, entre os pacientes que monitoraram a glicose no sangue em casa durante a pandemia (91,5%), a maioria (59,4%) experimentou um aumento, uma diminuição ou uma maior variabilidade nos níveis. Já́ 38,4% postergaram consultas médicas e/ou exames de rotina, e 59,5% reduziram a atividade física, o que para quem sofre com a doença é extremamente prejudicial.

"O diabetes é uma doença sistêmica, que pode atingir vários órgãos do nosso corpo. Sem controle, o excesso de açúcar no sangue pode causar problemas cardiovasculares graves, dos quais os mais comuns são infarto e AVC", explica o médico cardiologista Abraham Epelman, mestre em Cardiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor médico do Grupo Servier do Brasil. "É muito importante manter a meta e lembrar que diabetes controlado é sinônimo de qualidade de vida para os pacientes", completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version