SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospitais de referência no Brasil debatem a implementação de inovações

  • Segunda, 22 Novembro 2021 09:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Brauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Os devices tecnológicos capilarizam o acesso à saúde, no serviço público ou privado, e ajudam as instituições a atuarem de maneira preventiva

A implementação da telemedicina em instituições de saúde foi tema de painel do Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021 organizado pela Tuinda Care, no dia 12 de novembro. A startup tem o propósito de democratizar o acesso a cuidados em saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina. Participaram a coordenadora do núcleo de Telessaúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pesquisadora da Responsabilidade Social, Daniela Rodrigues; a coordenadora do Serviço de Telessaúde do Hospital Pequeno Príncipe, Rafaela Wagner; e o gerente Médico de Novos Serviços e Telemedicina no Hospital Infantil Sabará, Rogerio Carballo Afonso.

Daniela Rodrigues destacou que o atendimento médico fica mais qualificado com o uso de um kit portátil para exame físico à distância, disponibilizado pelos hospitais e planos de saúde para o atendimento remoto a crianças e adultos, que tem o nome comercial de TytoCare. “A ferramenta fornece dados muito objetivos de exames físicos, de sinais vitais, e isso enriquece e traz muita segurança para o usuário final e para o médico. Traz um arsenal para a mão do profissional muito forte”, afirmou. Segundo ela, “dentro do projeto de telessaúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz a tecnologia tem sido parte da estratégia de expansão do uso de telemedicina no sistema de saúde público”. Entre os projetos estão a implementação da saúde digital na rede de atenção primária do estado do Piauí e instalação de salas de teleatendimento em empresas. “Esses devices capilarizam o acesso à saúde, no serviço público ou privado, e ajudam as instituições a atuarem de maneira preventiva. Eles quebram barreiras”, disse a médica que é pesquisadora da área de Responsabilidade Social do Hospital.

No Hospital Pequeno Príncipe, que tem no DNA a filantropia e a inovação, o serviço de telessaúde foi criado em 2020. “Partimos do olhar das pontas da operação: médico e paciente, com uma questão norteadora de como tornar a tecnologia uma ferramenta que vai transpor as fronteiras e viabilizar o acesso à saúde a todos, apesar dos desafios como a desigualdade social no Brasil”, contou Rafaela Wagner. Em uma instituição tão tradicional e técnica, houve uma preocupação inicial, a implementação ocorre por meio de um programa de educação continuada e acompanhamento seriado, até o domínio do processo. “É muito importante entender quais as demandas da especialidade, como enquadrar o device dentro daquelas doenças específicas e de um perfil específico de pacientes. Usamos uma literatura confiável, de experiências internacionais, e desenvolvemos um manual de telepropedêutica que está em fase final para ser implantado”. Ela salientou que, do lado do paciente, a preocupação foi não segregar mais as populações que têm dificuldade de acesso. “Muitas vezes nós levamos a infraestrutura até eles”.

Já o representante do Hospital Infantil Sabará destacou que um terço das crianças no Brasil são atendidas por não pediatras. “Daí a importância de conseguirmos levar a pediatria para qualquer lugar e para qualquer criança do nosso país. E é só a telemedicina que permite isso”. Rogerio Carballo Afonso relatou que a implantação da jornada híbrida, principalmente nas especialidades que cuidam de crianças com condições clínicas complexas, trouxe muita segurança para os médicos. “Estimulamos a inclusão da telemedicina nas linhas de alta complexidade, principalmente: crianças no pós-operatório de cirurgia cardíaca, reabilitação intestinal, nefrologia e até cuidados paliativos. Conseguimos levar o médico para dentro da casa dos pacientes, inclusive realizando o exame físico”. No caso dos pacientes pós cirurgias cardíacas, eles saem de alta e ficam com o TytoCare por 30 dias. “Muitas crianças de fora de São Paulo se beneficiam, inclusive com a possibilidade da interconsulta. Ou seja, oferecemos cuidado à distância em parceria com o cardiologista local”, finalizou.

A Tuinda Care é distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no território nacional. Com a ferramenta, o profissional de saúde conduz o paciente na realização de otoscopia; análise de possível infecção da orofaringe; ausculta pulmonar, do coração e abdômen; frequência cardíaca; aferição da temperatura; imagens de lesões na pele com alta resolução; bem como para medir a pressão e o nível de oxigênio no sangue. Pode ser utilizado nas especialidades de pediatria, clínica geral, otorrinolaringologia, pneumologia, cardiologia e dermatologia, entre outras. A startup conta com o apoio dos hospitais Pequeno Príncipe, em Curitiba/PR e Sabará em São Paulo/SP como aceleradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version