SEGS Portal Nacional

Saúde

Nova tecnologia para tratamento de tumores no fígado, rins e pulmões chega a Goiás

  • Quinta, 18 Novembro 2021 09:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sistema de Ablação de Tecido por Micro-ondas garante mesma eficácia de cirurgia aberta, porém de forma muito menos invasiva e com rápida recuperação

O procedimento chamado ablação por micro-ondas, com uso do Sistema de Ablação de Tecido por Micro-ondas (MTA) Solero, da empresa americana Angiodynamics, foi realizado pela primeira vez em Goiás, no Hospital São Francisco em Goiânia, pelos médicos radiologistas e intervencionistas Marcos Menezes, do Hospital Sírio Libanês de São Paulo; e Raja Venkata, do Instituto de Angiologia Raja Venkata em Goiânia. A nova técnica, que chegou ao Brasil no ano passado, foi realizada num paciente de 66 anos, do sexo masculino e acometido por um tumor primário de fígado chamado hepatocarcinoma.

“Esse tumor é um tipo de tumor que costuma ter pouca resposta à quimioterapia, então, neste caso, foi preciso fazer algo realmente local. O paciente já havia feito uma quimioembolização, para redução do tumor, depois completamos o tratamento com a ablação por micro-ondas”, explica o médico Marcos Menezes, que veio de São Paulo para a realização do procedimento, que também contou com o acompanhamento do médico Raja Venkata.

Coordenador do Centro de Intervenção Guiada por Imagem do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, Marcos Menezes é o responsável pela introdução da técnica terapêutica no Brasil, ao ser o primeiro médico brasileiro a realizar o procedimento no país há dois anos. De acordo com o médico, no caso dos tumores de fígado, como o que foi tratado em Goiânia no último sábado (30/11), a taxa de cura da cirurgia e do novo tratamento por ablação têm praticamente a mesma eficácia. “Hoje os resultados das terapias ablativas, sejam por micro-ondas ou por radiofrequência, têm praticamente a mesma eficácia do que uma cirurgia aberta, mas com a grande vantagem de ser muito menos agressivo ao paciente, e, portanto, de fácil recuperação e preserva o fígado”, destaca o especialista.

Ainda sobre os tumores do fígado, Marcos Menezes também explica que a técnica de ablação por micro-ondas também assegura uma integridade muito maior ao órgão, que é o único do corpo humano que consegue se regenerar. “Às vezes você tem um nódulo no meio do fígado e por meio da cirurgia convencional, para se tratar esse tumor, o cirurgião é obrigado a retirar metade do órgão. Mas com o método de ablação você simplesmente insere uma agulha guiada e trata somente o tumor, e o paciente continua com o fígado dele”, pontua o médico.

Rápida recuperação

Minimamente invasivo, o procedimento é feito por meio de punção com uma agulha guiada por tomografia e/ou ultrassom, que queima e cauteriza o tumor em até seis minutos. A técnica, que pode tratar nódulos de até 5 centímetros, substitui uma cirurgia aberta e o paciente recebe anestesia geral ou sedação, o que depende de cada caso. A internação é de apenas 24 horas. “Você liga esse dispositivo médico e esquenta a lesão tumoral, que é destruída pelo calor onde a temperatura chega de 60 a 80 graus. A lógica de funcionamento é semelhante a de um aparelho de micro-ondas que se tem na cozinha, que movimenta as moléculas de água de forma extremamente rápida, só que você faz isso de uma maneira bem localizada”, detalha o médico do Síro Libanês, ao explicar o funcionamento do Sistema de Ablação de Tecido por Micro-ondas (MTA) Solero.

Além de ser altamente curativa, tal como a cirurgia convencional, e minimamente invasiva, a nova técnica de ablação por micro-ondas é ainda mais vantajosa em relação à terapia por radiofrequência, que já é usada no Brasil há mais tempo. “Com essa nova tecnologia você consegue fazer ablações maiores e mais rapidamente. Para se ter uma ideia, com a técnica da ablação por radiofrequência o procedimento levava em torno de uma hora, já a ablação por micro-ondas esse tempo de procedimento pode cair para 4 ou 5 minutos”, explica o médico Marcos Menezes.

Em Goiás

O paciente em Goiânia que passou pelo novo procedimento de ablação por micro-ondas é assistido pelo médico radiologista e intervencionista Raja Venkata. Segundo ele, com a chegada do Sistema de Ablação de Tecido por Micro-ondas (MTA) Solero, os goianos já podem contar com uma moderna e eficiente ferramenta terapêutica contra o câncer. “Em São Paulo o procedimento já é bem difundido. Agora, com a chegada dessa nova tecnologia em Goiás, será possível atender os pacientes daqui para tratamento de tumores em órgãos como pulmão, rins e fígado”, afirma o médico.

No Centro-Oeste, o Sistema de Ablação de Tecido por Micro-ondas (MTA) Solero é representado pela empresa goiana Top Med, que cede o aparelho mediante a compra das agulhas utilizadas no procedimento, que são descartáveis. Segundo a enfermeira Alline Candida, executiva na empresa, tratativas com planos de saúde já estão sendo feitas para ampliar o acesso ao tratamento no Estado. Com 11 anos de mercado e sede em Goiânia, a Top Med é pioneira na distribuição de novas tecnologias médicas no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version