Com alta nos casos de dengue, grupo realiza peça infantil para conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti
Na estação das chuvas, “Esse Mosquito Vai Dançar” ajuda a conscientizar alunos e professores em São Paulo
O período do verão é marcado pelo aumento do volume de chuvas. Por conta disso, outras preocupações começam a surgir, como por exemplo, o aumento dos casos de dengue. Segundo a Secretária de Municipal de Saúde de São Paulo, até junho deste ano, foram registrados 2009 casos de dengue confirmados na cidade.
Em 2020, os estados que mais notificaram casos confirmados foram: São Paulo, Ceará e Pará, seguidos do Rio de Janeiro, revelou o Boletim Epidemiológico 03, do Ministério da Saúde. São Paulo é o estado que também obteve o maior número de mortes no Brasil. A Prefeitura de São Paulo revelou que o número de casos de dengue na cidade na cidade de São Paulo subiu 253% até novembro de 2021.
Desenvolvida e produzida pela OAK Educação e Cultura e patrocinada pela SBP, a peça de teatro “Esse Mosquito Vai Dançar”, busca conscientizar de forma lúdica e divertida alunos e professores sobre a prevenção do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.
“Nossa missão é utilizar a linguagem artística para aproximar crianças e jovens de um tema que é muito importante para a sociedade, prevenindo doenças que estão muito próximas das pessoas. A ideia de incluir os professores no processo de capacitação, criando materiais de apoio exclusivos é justamente para que esse assunto volte a ser abordado em sala de aula, criando novas formas de incluir a temática no dia a dia dos alunos, potencializando a criação de multiplicadores entre as crianças e jovens que passam a discutir os perigos do Aedes Aegypti também com suas famílias”, destaca Marina Rodrigues, produtora do projeto.
O projeto, que teve sua primeira edição em 2016, já impactou mais de meio milhão de pessoas direta e indiretamente nas temporadas anteriores e previu que o alcance de mais 120 mil jovens com as apresentações que aconteceram em Santos.
Além disso, o projeto também busca capacitar professores com materiais didáticos como apostilas para serem utilizados em sala de aula e uma área de acesso especial no site, em que podem encontrar vídeo aulas e vídeos de formação para auxiliar a abordagem com os alunos. No canal de Youtube do projeto, também é possível assistir a uma série animada sobre o assunto.
Ana Beatriz, Head de Marketing da SBP, ressaltou a importância da peça na prevenção de doenças relacionadas ao mosquito. “Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é um compromisso nosso. Por isso, atuamos diariamente para garantir a proteção dos adultos e crianças contra as doenças transmitidas por mosquitos, promovendo saúde e tranquilidade. É muito gratificante saber que podemos impactar positivamente e mudar comportamentos na sociedade, ensinando a prevenir doenças como dengue, zika e chikungunya, ao mesmo tempo em que levamos entretenimento e diversão. Já impactamos mais de meio milhão de pessoas e continuaremos levando essa mensagem adiante. Para isso, ampliamos as apresentações para Santos e também São Paulo nesta temporada”, disse.
As escolas e secretarias de educação que desejarem incluir a peça “Esse Mosquito Vai Dançar” na programação educativa aos alunos, podem solicitar uma data diretamente pelo email: - as apresentações são gratuitas. Para acessar o material didático, acesse o site: https://www.essemosquito.com.br/
Sobre SBP®
Há mais de 40 anos no mercado, SBP® é sinônimo de proteção das famílias brasileiras contra os incômodos relacionados aos insetos, oferecendo 100% de proteção dentro e fora de casa com linhas de inseticidas e repelentes.
Pertencente à Reckitt Hygiene Comercial, SBP tem o propósito de proteger as famílias das doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. Desde 2017, a marca criou no Brasil o Movimento “Juntos Contra o Mosquito”, que tem o intuito de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância do combate à proliferação dos mosquitos transmissores dessas doenças, além de dar acesso a produtos que proporcionem proteção e segurança para famílias que vivem em locais com alta incidência de casos dessas doenças. Outra iniciativa é o patrocínio, via Leis de Incentivo Federal e Estadual, do Projeto “Este Mosquito vai Dançar”, que consiste em uma série de desenhos animados, composta por duas temporadas (atualmente em exibição nos canais TV Cultura, Rá Tim Bum, TV Educação e UNIVESP TV) e na apresentação de um esquete teatral infantil que dá dicas de como se proteger dos mosquitos.
O portfólio de SBP inclui uma gama variada de inseticidas em aerossol e repelentes elétricos-líquidos de ambiente. Para o uso pessoal fora de casa, a marca traz dois repelentes, ambos com Icaridina, o ativo mais moderno do mercado, com proteção que dura de 5 até 12 horas. Para saber mais, acesse www.spbprotege.com.br.
Sobre a OAK Educação e Cultura
Criada em 1998, a OAK Educação e Cultura desenvolve projetos com o objetivo de educar por meio da arte. A empresa produz cultura e torna o conhecimento científico acessível a crianças e adultos usando metodologias pedagógicas próprias para educar e promover a preservação do meio ambiente, da saúde e do bem estar. Com uma equipe técnica multidisciplinar, desenvolve todo o conteúdo e materiais pedagógicos, produção artística, capacitação e avaliação de educadores e relatórios de resultados. É também responsável pela elaboração de projetos que se enquadrem em leis de incentivo (Lei Rouanet, PROAC, PROMAC), sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e prestação de contas
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>