SEGS Portal Nacional

Saúde

‘Novembro Azul’: DB Diagnósticos oferece exame alternativo que auxilia no diagnóstico do câncer de próstata

  • Quinta, 18 Novembro 2021 09:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O PHI pode evitar até 30% das biópsias desnecessárias

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens. Ainda de acordo com o instituto, a estimativa é de 65.840 novos casos por ano, entre 2020 e 2022. Fatores como obesidade, idade e hereditariedade interferem diretamente no surgimento do carcinoma.

O médico patologista clínico e responsável técnico do laboratório DB Diagnósticos, Carlos Aita, explica que a melhor forma de prevenção do câncer de próstata é a realização periódica de exames, como o de PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal “O primeiro é o mais comum utilizado no rastreamento e descoberta da enfermidade, enquanto o segundo traz informações muito relevantes sobre as características da próstata”, explica Aita.

Em casos de alterações nesses exames, o paciente pode ser encaminhado para outros exames, para investigação e confirmação do diagnóstico. Um desses testes é o PHI (índice de saúde da próstata), que pode indicar a probabilidade de um indivíduo com níveis de PSA alterados no organismo, estar com câncer.

“O PHI é realizado a partir do cálculo embasado na combinação de três outros testes (PSA, PSA livre e p2PSA). Esse tipo de exame evita em até 30% das biópsias desnecessárias, já que aproximadamente 75% das biópsias prostáticas realizadas têm resultado sem anormalidade. Além disso, a recomendação é que o exame seja prescrito para homens acima de 50 anos com nível de PSA elevado, sem alteração no exame de toque retal”, complementa.

Segundo o médico, além da realização frequente dos exames, os homens devem observar atentamente o fator genético. “A hereditariedade é uma causa para o surgimento do câncer de próstata. Quando é realizada a detecção em um dos membros da família, é provável que haja outros. Histórico de câncer de mama também é um agravante. A orientação é que esse grupo faça o acompanhamento com um urologista regularmente”, afirma.

A descoberta precoce aumenta as chances de cura e a melhora da qualidade de vida, aponta Aita. “A ida frequente ao médico e a realização de exames com periodicidade é a chave para o diagnóstico precoce. O ideal é que os homens comecem a realizar os exames de toque e PSA a partir dos 50 anos. A população negra e pacientes que tenham parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata devem realizá-los a partir dos 45 anos, por haver maior propensão de desenvolvimento. Entretanto, o cuidado com a saúde deve ser integral. É preciso ter atenção também para condições comuns como por exemplo obesidade, sedentarismo e doenças cardíacas.

O médico também destaca a importância do controle das taxas que interferem diretamente no surgimento de outras doenças. “Além da preocupação com o câncer, os homens devem observar os níveis de glicose, colesterol, hormônios, ácido úrico, creatinina entre outros. É muito importante orientar para adesão de uma alimentação saudável, o controle do consumo do álcool e a prática de atividades físicas, finaliza o patologista.

Webinar

O DB Diagnósticos, como forma de disseminar informação sobre os cuidados com a saúde, promoverá no dia 18/11, às 19h30, o webinar sobre o diabetes. O evento gratuito abordará as condições clínicas da doença. Serão discutidas as formas de prevenção, diagnóstico precoce, dúvidas a respeito da doença e os meios de controle da enfermidade crônica. O debate será conduzido por três convidados: Carlos Aita, médico patologista clínico do DB; Habinira Andraos, gerente da unidade produtiva do DB, e Humberto Ferreira, gerente de produtos sênior da Bio-Rad Laboratório Brasil. Os participantes receberão certificado virtual pela UniDB após a transmissão. Para participar, basta acessar o link: Home - UniDB.

Sobre o DB Diagnósticos

Fundado em 2011, o DB Diagnósticos é o único laboratório exclusivamente de apoio no mercado brasileiro. O DB conta com três unidades especializadas (DB Toxicológico, o DB Molecular e o DB Patologia) e três unidades de análises clínicas descentralizadas (São José dos Pinhais, Recife e Sorocaba), além das unidades regionais de apoio (URAs) distribuídas por todo o Brasil. Ao longo dos 10 anos de atuação, tornou-se líder no mercado de apoio laboratorial, levando exames de alta complexidade para regiões mais distantes e democratizando o acesso à saúde. Em 2020, o laboratório apresentou um crescimento de 27%, tendo atingido o índice de 500 mil exames realizados e analisados em um único dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version