SEGS Portal Nacional

Saúde

Projeto que capacita professores da rede pública e conscientiza alunos contra o mosquito Aedes Aegypti está em cartaz em Santos

  • Terça, 16 Novembro 2021 10:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

“Esse Mosquito Vai Dançar” já impactou meio milhão de crianças e jovens e leva informações de prevenção utilizando expressões artísticas

Até sexta-feira, 12, crianças e jovens da rede de ensino público da cidade de Santos aprendem sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti com a peça “Esse Mosquito Vai Dançar”, desenvolvida e produzida pela OAK Educação e Cultura, com patrocínio da SBP, para conscientizar de forma lúdica e divertida e também capacitar professores com materiais didáticos como vídeos e apostilas para serem utilizados em sala de aula.

O projeto, que teve sua primeira edição em 2016, já impactou mais de meio milhão de pessoas direta e indiretamente nas temporadas anteriores e prevê o alcance de mais 120 mil jovens com as apresentações de Santos, que, em oito dias contabiliza 64 apresentações nas escolas da cidade.

“Nossa missão é utilizar a linguagem artística para aproximar crianças e jovens de um tema que é muito importante para a sociedade, prevenindo doenças que estão muito próximas das pessoas. A ideia de incluir os professores no processo de capacitação, criando materiais de apoio exclusivos é justamente para que esse assunto volte a ser abordado em sala de aula, criando novas formas de incluir a temática no dia a dia dos alunos, potencializando a criação de multiplicadores entre as crianças e jovens que passam a discutir os perigos do Aedes Aegypti também com suas famílias”, destaca Marina Rodrigues, produtora do projeto.

Por meio de músicas originais e cantigas de roda, o espetáculo oferece informações sobre o mosquito Aedes Aegypti no formato de esquete teatral e também distribui kits com material didático sobre o tema. Os professores ainda contam com uma área de acesso especial no site em que podem encontrar vídeo aulas e vídeos de formação para auxiliar a abordagem com os alunos, além de uma série animada no canal de YouTube do projeto.

A peça conta a história de Tinha e Kito, um casal de palhaços que andam pelo mundo construindo novos lares, sempre preocupados com a saúde e o bem estar e, por isso, realizam ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que são feitas de forma assertiva para a mudança de atitudes simples no cotidiano e local onde vivemos.

“Para nós é um compromisso combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, atuamos diariamente para promover saúde e tranquilidade para as pessoas. Saber que podemos impactar positivamente e mudar comportamentos na sociedade, ensinando a prevenir doenças e também levando entretenimento e diversão, para nós é muito gratificante. Já impactamos mais de meio milhão de pessoas e continuaremos levando essa mensagem adiante. Vamos continuar combatendo a dengue, zika e chikungunya e por isso, ampliamos as apresentações para Santos e também São Paulo nesta temporada”, destaca Camila Donato, gerente de marketing da SBP.

Com texto e direção geral de Kléber Di Lázzare, a peça tem direção musical e trilha sonora de Edu Berton, produção de Marina Rodrigues e elenco composto por Daniela Rocha, como Tinha, e Michel Pereira, como Kito.

“Neste ano também trazemos uma nova ferramenta pensando na inclusão, adaptamos a peça e temos a versão com áudio descrição, realizada pela Ver Com Palavras, estamos negociando a apresentação em instituições para pessoas com deficiência visual e baixa visão, mas, também já incluímos a opção para escolas que possuem alunos deficientes visuais. É o nosso compromisso de ampliar ainda mais o alcance de um assunto tão importante como este”, finaliza João Noronha, diretor de produção do espetáculo.

As escolas que desejarem incluir a peça “Esse Mosquito Vai Dançar” na programação educativa aos alunos, podem solicitar uma data diretamente pelo email: - as apresentações são gratuitas. Para acessar o material didático, acesse o site: https://www.essemosquito.com.br/

Sobre a Reckitt Benckiser

A RB (Reckitt Benckiser) é a empresa global líder em bens de consumo para saúde e higiene**, atua em mais de 60 países e conta com 40 mil colaboradores pelo mundo todo. Nossas marcas e produtos seguem o objetivo da RB de oferecer soluções inovadoras para ajudar as pessoas a terem vidas mais saudáveis e lares mais felizes.

Com a aquisição da Mead Johnson Nutrition em 2017, a empresa incluiu em seu portfólio marcas focadas em nutrição infantil, como Sustagen Kids e Enfagrow. Assim, desde 2018 a RB passou a se organizar globalmente em duas Unidades de Negócio independentes: Health (Saúde) e Hygiene & Home (HyHo - Higiene e Casa). Dessa maneira, conseguimos ampliar a gama de produtos e incorporá-los à nossa cultura.

No Brasil, a RB conta com um portfólio de 33 marcas conhecidas pelo consumidor brasileiro e que fazem parte do seu dia a dia. Entre elas estão as nossas powerbrands - Veja, Vanish e SBP - e marcas como Sustagen, Enfagrow, Strepsils, Naldecon, Olla, Jontex, Luftal, LuftaGastroPro, Veet, Amopé, Dettol, Harpic, Destac, Poliflor, Finish e Air Wick Bom Ar.

Somos motivados pela conquista, apaixonados pela superação de resultados e comprometidos com a qualidade e excelência científica. Esta é a cultura da RB.

Mais informações: www.rb.com/br

**Nielsen Global Database, (2) Euromonitor, Nich Hall, ACNielsen. (3) Financial Reports, 2012

Sobre a OAK Educação e Cultura

Criada em 1998, a OAK Educação e Cultura desenvolve projetos com o objetivo de educar por meio da arte. A empresa produz cultura e torna o conhecimento científico acessível a crianças e adultos usando metodologias pedagógicas próprias para educar e promover a preservação do meio ambiente, da saúde e do bem estar. Com uma equipe técnica multidisciplinar, desenvolve todo o conteúdo e materiais pedagógicos, produção artística, capacitação e avaliação de educadores e relatórios de resultados. É também responsável pela elaboração de projetos que se enquadrem em leis de incentivo (Lei Rouanet, PROAC, PROMAC), sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e prestação de contas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version