Novembro Azul alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
No mês dedicado à saúde do homem, Casa de Saúde São José intensifica conscientização
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais incidente no sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Por isso, é fundamental conscientizar a sociedade sobre fatores de risco, prevenção e cuidados gerais. Durante todo o mês de novembro, a fachada da Casa de Saúde São José estará iluminada de azul em alusão à campanha Novembro Azul. Além disso, a equipe de Enfermagem da unidade de internação oncológica adotou o azul nos uniformes e equipamentos, reforçando a mensagem de cuidado de forma carinhosa. Todos os que buscam o hospital neste período – pacientes, acompanhantes e visitantes – estão recebendo folhetos e botons metálicos de laço azul. Médicos também têm organizado sessões online abertas a outros profissionais de Saúde, para atualização da temática.
A campanha Novembro Azul busca intensificar o encorajamento e a quebra de preconceitos, ainda presente entre os homens, para realização dos exames de rastreamento. O diagnóstico precoce é fator fundamental para sucesso do tratamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, homens a partir dos 50 anos devem procurar anualmente um especialista para avaliação e homens negros ou com histórico familiar, fatores de risco, devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45. É preciso estar muito atento aos fatores de risco, como idade, histórico familiar e alimentação rica em gorduras, além de realizar anualmente a revisão com um especialista.
“O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento do câncer de próstata. A Casa de Saúde São José conta com profissionais preparados para o rastreamento da doença no Centro Médico, como uma equipe renomada de urologistas, e realiza exames seguros e precisos no centro de Diagnóstico por Imagem. Tudo com a expertise da parceria com o Grupo Oncoclínicas para um cuidado oncológico de ponta e qualidade”, ressalta o diretor executivo da instituição, Marcos Anacleto.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>