SEGS Portal Nacional

Saúde

Levar conhecimento à população sobre Diabetes é a prioridade de Tom Bueno

  • Quarta, 10 Novembro 2021 08:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Eduardo Braga
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O jornalista, com mais de 15 nos de atuação em televisão, dedica-se à produção de uma web série e um web doc que abordam a realidade de quem convive com a doença em todo o país

Diabético do tipo 1, Tom Bueno uniu sua própria experiência com a doença ao fato de saber como poucos a melhor forma de levar informação ao seu público, conquistado ao longo de uma carreira de sucesso, para destacar a importância da informação para o combate ao Diabetes. Neste Novembro Azul, que serve para alertar os cuidados com a doença - que somente, no Brasil, afeta 16 milhões de pessoas e causa mais de 72 mil mortes por ano segundo a ONU -, ele traz duas atrações em seus canais do Youtube e Instragram.

A partir do dia 11 de novembro começa a segunda temporada da websérie “Sim, diabético – Vidas Transformadas”, que propõe um olhar otimista para o diagnóstico, destacando histórias de pessoas que tiveram uma melhor qualidade de vida a partir da descoberta da doença. No dia 14, tem o início do web doc “O Brasil que depende de Insulina”, que mostra como é o acesso à insulina – que completou 100 anos – em cinco regiões do Brasil, com todo o material captado por celular e aparelhos da Apple.

“Na websérie ‘Sim, diabético – Vidas Transformadas’, apresenta a relação com a doença e, a partir disso, a mudança para melhor, mostrando que olhar o diabetes pode ser um convite e um caminho para olhar para si mesmo. Os vídeos extras complementares, continuam trazendo dicas com especialistas. Já no web doc, mostramos a realidade de pessoas que convivem com a doença e dependem da insulina em todo o país. Esse é um trabalho inédito no Brasil e a nossa missão foi mostrar as diferentes realidades sob esses aspectos”, destaca Tom.

Além do público, os médicos também reconhecem a importância o trabalho feito por Tom Bueno. O Dr. Marcio Krakauer, coordenador da Sociedade Brasileira do Diabetes (SBD), destaca o papel o do jornalista e de seus canais digitais. “Obrigado por seu trabalho, não somente pelas reportagens, que são importantes e excelentes. Essa informação de qualidade é fundamental”, afirma.

Na internet, Tom Bueno usa as redes sociais para se aproximar do público. Além do perfil @tom_bueno, criado em novembro de 2017, ele também criou o canal @umdiabetico nas plataformas digitais Instagram e YouTube. Desde então, é referência no assunto e leva informação de forma fácil e acessível a quem convive com o Diabetes ou tem alguma ligação com a doença.

Tom já realizou trabalhos para grandes marcas do segmento farmacêutico, mediou e apresentou debates, palestras, conduziu lives, entre outros. Esse ano, Tom Bueno estrelou a campanha “Dialogue Diabetes” promovida pelo Laboratório Genomma e parceira com a ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes com vídeos informativos e rápidos que estão sendo exibidos na Tv Aberta e também na redes sociais.

Tom Bueno é um dos mais importantes e popular jornalistas e repórteres do Brasil atualmente.. Aos 37 anos, é formado em jornalismo pela PUC-Campinas. Em 15 anos de televisão, já passou pelas principais emissoras do Brasil atuando como repórter e apresentador, em especial 10 anos da Rede Record TV. Com um jeito simples e direto de se comunicar com o público, viajou o país contando histórias para o programa Domingo Show. Especialista na área da Saúde e por conviver com o Diabetes tipo 1, atualmente se dedica a levar informação de qualidade sobre saúde e Diabetes para o seu público.

SIM, DIABÉTICO – VIDAS TRANSFORMADAS

A websérie se comunica de forma direta com pessoas diagnosticadas com diabetes, principalmente jovens e adultos, e também com aqueles que têm familiares diabéticos, em sua maioria pais, que buscam uma forma de ajudar seus filhos. De forma indireta, a websérie se conecta com médicos, demais profissionais da saúde e instituições de saúde interessados em ouvir o que dizem e sentem os diabéticos, bem como todos aqueles que se preocupam com prevenção em saúde. Todos os episódios serão exibidos, nos canais: Um Diabético (Instagram e Youtube).

- Dia 11/11, quinta-feira (10h)

O episódio de abertura: A história conta um pouco sobre o personagem Fábio. Ele é tatuador e convive com Diabetes tipo 1. O episódio tem início com ele contando sobre a sua rotina de profissional e os desafios de tentar equilibrar o trabalho e a convivência com a condição/doença. Enquanto Fabio conta sua história, Tom Bueno vai surpreender a todos com uma novidade.

- Dia 12/11, sexta-feira (10h)

O segundo episódio conta a história de Dona Carmen. Uma simpática senhora de 90 anos que convive com o Diabetes tipo 1 sem complicações. Utilizando a tecnologia em seu favor, ela relata algumas dificuldades que enfrentou por conta da falta de conscientização na sociedade e inclusive na classe médica, sobre o que é a doença.

- Dia 13/11, sábado (18h)

Será exibido o primeiro episódio extra com um especialista discutindo ações e perfis de pessoas que se superaram após receber o diagnóstico de Diabetes.

- A partir daí, publicamos 2 vídeos por semana (sempre um EP principal às sextas + 1 Extra com Especialista aos sábados), até 11/12, com as histórias dos demais personagens.

“Retrato: O Brasil que depende de Insulina”

Exibição no canal Um Diabético no Youtube

A primeira temporada da websérie “Retrato: O Brasil que depende de Insulina” vem de encontro com a comemoração dos 100 anos da descoberta da Insulina. A serie propõe um olhar mais de perto, às diferentes formas de acesso à medicação disponíveis nas 5 regiões do Brasil. Dividido em 7 episódios, a websérie traz exemplos de pessoas que precisam conviver com diferentes realidades e o quanto o uso da Insulina é determinante para a qualidade de vida de alguém que depende dela. Promete trazer inovação e mostrar que é completamente possível fazer um conteúdo de qualidade, captando as imagens com celular. Exibição será no canal Um Diabético no Youtube

Episódios:

1. Aldeia indígena – Campinápolis- MT

Data de exibição: 14/11, às 19h

2. Josefa e Emerson – São Julião – PI

Data de exibição: 16/11, às 19h

3. Cristiane – SP

Data de exibição: 21/11, às 19h

4. Lorena Washington – Rio de Janeiro

Data de exibição: 23/11, às 19h

5. Rafael Cony – Porto Alegre – RS

Data de exibição: 28/11, às 19h

6. Seres Domingues – Marabá – PA

Data de exibição: 30/11, às 19h

7. Ricardo – Campinas – SP

Data de exibição: 05/12, às 19h


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version