SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital e Clínica Viva troca serviço de e-mail para barrar a entrada de phishing na rede corporativa

  • Segunda, 08 Novembro 2021 08:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wilians Geminiano
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Soluções Zimbra Cloud e Unodata Anti Hacking eMail Cloud eliminaram o problema

O Hospital e Clínica Viva, de Ribeira do Pombal no interior da Bahia e região do semiárido, é referência em diversas especialidades médicas e obstetrícia, atuando como policlínica e hospital-dia. Os investimentos em novas especialidades foram acompanhadas pela modernização das aplicações de software, com destaque para os serviços de e-mail e a implementação das soluções Zimbra Cloud e Unodata Anti Hacking eMail Cloud, que resolveram um problema que vinha tirando o sono da equipe de TI: a entrada de um grande volume de mensagens com links e arquivos maliciosos.

Esta mudança também faz parte da estratégia do Hospital e Clínica Viva de investir em melhores ferramentas de produtividade visando fortalecer a sua oferta de serviços médicos à população, uma referência em Saúde na região. Na área de TI, uma das primeiras providências foi melhorar a comunicação por e-mail, que não possuía um padrão e era rudimentar, sem as funcionalidades e segurança necessárias. A empresa também não possuía um e-mail corporativo, o que foi resolvido com esta modernização dos serviços de TI.

A primeira plataforma de e-mail escolhida foi em nuvem, de um grande fornecedor mundial, mas, depois de alguns meses de uso, a equipe de TI do Hospital e Clínica Viva chegou à conclusão que o nível de segurança proteção estava aquém do necessário para barrar a entrada de mensagens com vírus; além do preço, que se mostrou acima das expectativas e porque os recursos oferecidos não eram aproveitados em sua totalidade pela maioria dos usuários do hospital, resultando em desperdício.

“Foi necessário pensar em uma alternativa e o Zimbra Cloud e a solução Anti Hacking eMail Cloud, ambas fornecidas no Brasil pela Unodata, foram contratadas para resolver o nosso problema”, comenta Thiago Coutinho. Segundo ele, a Unodata foi uma indicação de um um amigo que usava na empresa onde trabalhava e com alto índice de satisfação. “Precisávamos garantir uma segurança maior para que os colaboradores pudessem trabalhar sem qualquer problema, como também diminuir o número de aberturas de chamados de suporte quando o usuário fica em dúvidas quanto a e-mails supostamente mal intencionados e inseguros", explica Coutinho.

Acesso remoto à caixa de entrada dos usuários

A ferramenta Zimbra Cloud também oferece ao administrador de TI do Hospital e Clínica Viva uma visão de todo o fluxo de mensagens nas caixas de entrada dos usuários, podendo analisar e apurar possíveis falhas e aplicar novos filtros de proteção. “Tudo isso é feito com a ciência dos usuários e sem invadir a sua privacidade”, garante Coutinho. “Este recurso é muito bom porque, caso o usuário aceite, por engano, um e-mail não suspeito ou que não foi percebido pelo antispam, é possível aplicar novas ações de proteção”, afirma ele, “sem a necessidade de sair de minha mesa para ir até o computador do usuário e fazer isso”.

Chat corporativo: Zimbra Connect

Outra ferramenta muito utilizada pelo Hospital e Clínica Viva é o Connect Zimbra, uma aplicação nativa da plataforma de e-mail que permite conversas entre equipes sem depender do WhatsApp, que ficou fora de serviço recentemente e prejudicou milhões de usuários e empresas em todo o mundo. O Zimbra Connect permite realizar bate-papo e vídeo chamadas em grupo, compartilhamento de arquivos e telas.“Com ele, aumentamos a produtividade e a comunicação interna ficou muito mais rápida e fácil”, comenta o administrador de TI do Hospital e Clínica Viva.

Além destes benefícios, Coutinho destaca o aprendizado com a adoção de soluções de tecnologia que contam com o apoio de profissionais capacitados e preocupados com as necessidades dos clientes e que não estão preocupados apenas em “vender a qualquer custo”, como acontece com boa parte dos fornecedores de produtos e serviços. “Com a Unodata foi possível modernizar os nossos serviços de e-mail na medida certa de nossas necessidades. O próximo passo agora é avançar para as outras áreas do Hospital e Clínica Viva”, afirma Coutinho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version