Novembro chega com importantes datas de saúde
Fique atento a agendas deste sábado e segunda-feira
Nos próximos dias teremos algumas datas comemorativas ligadas à saúde que podem render boas matérias. Os vários profissionais do centro clínico do Órion Complex estão à disposição para entrevistas para falar desses assuntos, de acordo com o enfoque que o seu veículo queira abordar. Veja sugestões abaixo:
6 de novembro - Dia do Riso
Diversas pesquisas comprovam que quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, um hormônio que age como um “analgésico natural” e leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade, favorecendo a circulação sanguínea, que pode até mesmo inibir o estresse. Por sua vez, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, comprova a popular frase que garante: sorrir é o melhor remédio. Isso porque, segundo a pesquisa feita em 2011, dar uma boa risada pode reduzir a sensação de dor.
Com tantos pontos positivos, o ato ganhou uma data própria. O Dia Nacional do Riso é celebrado neste 6 de novembro. Temos, entre nossos assessorados, profissionais, como por exemplo, psicólogos e psiquiatras, para falar sobre a importância de rir, benefícios entre outros.
8 de novembro - Dia Nacional do Médico Radiologista e o Dia Internacional da Radiologia
A maioria das pessoas quando pensa em radiologia, pensa apenas em exames de raios X. Porém, essa especialidade é dividida em duas áreas: diagnóstico por imagem, que é a mais conhecida e realiza a análise crítica de pedidos de exames radiológicos, indicações de técnicas e materiais utilizados, interpretação das imagens e conclusões, que são registradas no laudo médico. Já na radiologia intervencionista, os médicos são capacitados para a realização de procedimentos invasivos com fins terapêuticos, como biópsia e angiografia; além de diversos tratamentos contra tumores cancerígenos.
A data foi escolhida porque foi quando, no ano de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios X e comprovou, cerca de um mês depois, que era possível tirar fotografias das partes internas do corpo com esses raios. A descoberta rendeu a Roentgen o Prêmio Nobel de Física em 1901. Mais tarde, a radiação ionizante, utilizada nos equipamentos de raio X, deu origem a outros aparelhos, como tomógrafos e mamógrafos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>