SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia Mundial do AVC: Coordenador de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Icaraí explica como detectar a doença e prevenir maiores sequelas

  • Sexta, 05 Novembro 2021 07:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

No Brasil, o Acidente Vascular Cerebral é o responsável pela maioria das internações hospitalares, podendo acometer qualquer pessoa, independente de gênero, idade ou classe social.

Estima-se que uma em cada quatro pessoas terá a doença ao longo da vida. São vários os fatores de risco, como obesidade, sedentarismo, alcoolismo, hipertensão arterial sistêmica, o tabagismo, a diabetes mellitus, as doenças cardiovasculares entre outros.

De acordo com o Coordenador de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Icaraí, que inclusive acaba de receber o Stroke Ready - certificação concedida pela Angels Awards que o coloca o hospital centro de referência para o tratamento e manejo do AVC - Dr. Guilherme Torezani, é extremamente importante conscientizar a sociedade para os riscos individuais do AVC a partir do incentivo da prática de atividades físicas.

Para que as chances de sequelas diminuam é importante, que ao menor sinal da doença, o paciente e seus familiares procurem ajuda especializada.

“Entre os sinais de que o paciente está tendo um AVC, atente-se para fraqueza dos braços e/ou pernas, formigamento ou perda de sensibilidade, principalmente se acometer todo um lado do corpo ou face, bem como para dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da fala, tonturas súbitas (vertigem/ver o mundo girar), desvio da boca para um dos lados, fala enrolada ou confusa, dentre outros sintomas que se iniciem de uma hora para outra” alerta o médico.

Guilherme lembra que nesses casos o paciente deverá ser levado no menor espaço de tempo possível para um hospital capacitado no tratamento do AVC a fim de possibilitar o tratamento.

“Temos poucas horas para intervir no AVC com chances de reverter a lesão e evitar sequelas permanentes. A cada 1 minuto que passa, 2 milhões de neurônios morrem no cérebro do paciente com AVC", finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 02, 2026 Saúde

Endometriose Afeta Mais de 36 Mil Mulheres em Base…

Abr 02, 2026 Saúde

O custo invisível do sedentarismo: mais dor, menos…

Abr 02, 2026 Saúde

Ortodontia invisível cresce 60% ao ano no Brasil e…

Abr 01, 2026 Saúde

Abril Marrom alerta para o cuidado com doenças que…

Abr 01, 2026 Saúde

Botox e cirurgias plásticas: como funciona o seguro…

Abr 01, 2026 Saúde

Páscoa sem culpa: como aproveitar a data de forma…

Mar 31, 2026 Saúde

"Efeito Zoom": videoconferências e redes sociais…

Mar 31, 2026 Saúde

Saúde de pessoas trans vai além da identidade de gênero…

Mar 31, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e Páscoa: Como evitar excessos e…

Mar 30, 2026 Saúde

Exposição constante à própria imagem aumenta procura…

Mar 30, 2026 Saúde

Ginecomastia não é gordura: a confusão que atrasa o…

Mar 30, 2026 Saúde

Terrorismo nutricional serve banquete de desinformação…

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version