SEGS Portal Nacional

Saúde

Novembro Azul é tema de bate-papo com trabalhadores da construção civil durante esta semana

  • Sexta, 05 Novembro 2021 07:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Palestras fazem parte do cronograma da Sipatma do Grupo Toctao, realizada entre os dias 3 e 5 de novembro, em Goiânia. Mais de 400 profissionais devem participar da ação de conscientização

Anualmente, o mês de novembro se transforma em um período de conscientização em relação à saúde do homem, pois muitos deixam a saúde em segundo plano e, posteriormente, descobrem doenças em estágio avançado, como o câncer de próstata. Em diversos casos, o preconceito e a desinformação são os principais elementos que colaboram para essa negligência em relação à saúde masculina.

No Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que surgirão cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022, e é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolvem neoplasias malígnas no país.

Atentos à necessidade de redução destes números, um dos setores que concentra grande maioria de profissionais do sexto masculino, a construção civil, se movimenta para promover a conscientização sobre a importância de se buscar prevenir o câncer de próstata. Uma das empresas que vai direcionar tempo para falar com os funcionários a respeito e tirar dúvidas sobre o Novembro Azul é o Grupo Toctao. Nesta semana, entre os dias 3 e 5 de novembro (quarta a sexta-feira), a empresa promove sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), em três canteiros de obras e na sede administrativa da empresa em Goiânia. Cada obra tem cerca de 150 trabalhadores, a maioria absoluta de homens, que serão incentivados a estarem mais atentos aos cuidados com a saúde.

Neste ano, na 18ª edição da Sipatma, a Toctao fez uma parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), que direcionou a enfermeira do trabalho e palestrante, Nara Borges Ferreira, para conduzir o bate-papo com os colaboradores. Segundo ela, as palestras têm como objetivo informar e desestigmatizar com os trabalhadores os fatores de risco para a doença, sintomas, prevenção e tratamento.

“A sociedade brasileira já caminhou muito com a conscientização, mas ainda precisamos avançar com a quebra de tabus. Com a informação e o conhecimento, podemos contribuir para que a população masculina, que é maioria nas obras, vença as suas resistências e busque apoio médico”, afirma.

De acordo com o INCA, em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao do crescimento benigno do órgão, como dificuldade de urinar ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina e diminuição do jato de urina. Tais sintomas são comuns e, na maioria das vezes, não são causados pelo câncer, por isso é tão importante que os homens visitem o médico regularmente e investiguem as causas.

Ainda de acordo com o instituto, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de cura da doença são de 90%. Contudo, de acordo com Borges, o que chama a atenção é o preconceito que envolve a doença, já que para o diagnóstico, um dos principais exames realizados é por meio do toque retal, quando há sinais e sintomas sugestivos, o que inibe muitos pacientes. Por isso ela usa do bom-humor e criatividade para atrair a atenção e despertar interesse deles em se cuidar.

“Eu sempre apresento a doença, falo dos exames, da importância de descobrir cedo o câncer de próstata, as estatísticas no Brasil, das idades em que é preciso ficar mais atento e mostro um vídeo também, tento deixá-los à vontade e falo do preconceito em torno do exame do toque e tento desmistificá-lo também”, completa a profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version