SEGS Portal Nacional

Saúde

Desmistificando as Dores Oncológicas e O Que Fazer Diante aos Planos De Saúde Em Relação Aos Tratamentos e Medicamentos dos Pacientes Oncológicos

  • Quinta, 04 Novembro 2021 18:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelā Mēlo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

"Precisamos Desmistificar Esses Pré-Conceitos Que Temos Em Relação Ao Câncer E A Dor Oncológica e Cabe Ao Médico Decidir Qual O Tratamento Mais Adequado Para O Paciente."

Diariamente são milhares os diagnósticos de câncer em todo o mundo e não adianta, apesar da evolução no tratamento do câncer jamais vamos nos acostumar e deixar de sentir um certo medo de que aconteça conosco ou com um dos nossos.

A dor é um dos maiores medos do paciente oncológico quando ele recebe o diagnóstico. O paciente oncológico pode apresentar dor por diversas causas diferentes, mas a boa notícia é que para cada uma delas há sim, um alívio.

O câncer é associado a diversos mitos!! Muitas coisas ou mudaram com a evolução da medicina, ou eram informações falsas!
.
Precisamos Desmistificar Esses Pré-Conceitos Que Temos Em Relação Ao Câncer E A Dor Oncológica.

Isso traz consequências ruins para os pacientes que recebem o diagnóstico ou que estão em tratamento.

Dra. Amelie Falconi, Médica, Especialista em Tratamento da Dor pela AMB e Docente da Pós Graduação de Dor no Einstein – RJ, afirma que muitos pacientes, acham que a dor oncológica é algo “normal”, visto que o câncer é uma doença muito associada ao sofrimento: “Eu não falo da dor porque tenho câncer, é normal que eu sinta dor”. Isso é errado!

“Sempre converse com o seu médico sobre a dor quando ela aparecer, conte os detalhes, o que piora, o que alivia, posições de conforto. Não poupe o profissional de nenhum detalhe.” - orienta a médica

Ela também explica que existem vários tipos de dor que podem acometer o paciente oncológico, e cada uma possui um tratamento específico como a neuropatia, decorrente da quimioterapia, radioterapia, neuralgia pós-herpética, dores decorrentes do tumor, que comprime as estruturas vizinhas, dor pós-operatória, mucosite, ou até uma dor não oncológica prévia do paciente, como uma enxaqueca ou lombalgia.

O importante é identificar a dor o mais rápido possível, pois isso realmente pode trazer muito mais conforto para o paciente.

-Isso sem falar que as técnicas hoje, são menos invasivas e a abordagem perioperatória de controle da dor, também apresentam mudanças significativas, que proporcionam maior bem-estar no pós-operatório. E mesmo a anestesia regional com passagem de cateter é outra técnica eficiente que reduz a dor no pós-cirurgia. – Garante a Dra. Amelie Falconi.

Medicamentos

Dra. Amelie ressalta que o grande objetivo em tratar a Dor é trazer alívio, para que o paciente consiga realizar suas atividades habituais, seja trabalhar, interagir socialmente e ter autonomia para seguir sua vida segundo as suas necessidades e escolhas, apesar da dor.

A partir desse ano ficou obrigatória a cobertura dos medicamentos para tratamento de dor oncológica pelos planos de saúde. No entanto, é recorrente os casos de negligência e recusa de certos planos de saúde com o tratamento de dor oncológica e a liberação de medicamentos para os seus pacientes.

“Recentemente uma paciente minha sofreu um abuso por conta do seu plano de saúde; lhe foi negado uma situação que era direito dela. Os pacientes oncológicos têm o direito de receber os remédios para seu tratamento de dor através dos planos de saúde. Direito esse que nem sempre é cumprido e que está sendo negado diariamente aos pacientes oncológicos”.

Apesar da Negligência de Certos Planos de Saúde, Conheça os Seus Direitos

Desde 1999 está vigorada a lei n. 9.656/98, que que estabelece que o seguro/ plano é obrigado a cobrir todas as despesas com tratamento oncológico, e isso inclui cirurgia, quimioterapia, radioterapia, observadas as condições e a cobertura do tipo de plano contratado, ambulatorial e hospitalar.

A solicitação do medicamento para tratamento da dor pelo convênio, deve ser realizada com a apresentação da receita médica.

A ANS (Agência nacional de Saúde Suplementar) define uma lista de consultas, tratamentos e exames, chamada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde têm por obrigação oferecer, segundo cada tipo de plano de saúde. Tal lista passou a ser atualizada a cada seis meses.

Pelo novo Roll da ANS, que passou a vigorar desde abril/2021, o plano de saúde tem que cobrir as medicações de dor para o paciente oncológico, desde analgésicos, opiáceos e derivados.

Não é simplesmente sobre tratar a dor, mas sim sobre retomar com a vida de cada um. Afinal, cabe a nós, médicos, decidirmos qual o tratamento mais adequado para os nossos pacientes - Concluiu a Dra. Amelie Falconi.

CRÉDITOS:

Dra. Amelie Falconi possui formação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Especialização em Anestesiologia MEC/ SBA
É especialista em dor pela Santa Casa de São Paulo
Tratamento Intervencionista da Dor
Possui Título de área de atuação em dor pela AMB (Associação médica brasileira / que determina os títulos de especialista em dor)
Fellow of International Pain Practice (FIPP) pela WIP (World Institute of Pain)
Sócia Diretora da Clínica PROSPORT
Professora /corresponsável da pós graduação de Tratamento Intervencionista da Dor no Einstein
Professora da Pós Graduação de Dor do Einstein - RJ

Autora de diversos capítulos de livros sobre dor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version