SEGS Portal Nacional

Saúde

Outubro Rosa: você está com seu exame em dia?

  • Quarta, 27 Outubro 2021 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Teani Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Outubro chegou e com ele a lembrança da importância do cuidado com as mamas. Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. No Brasil, esse é o tipo de tumor que mais acomete a população feminina e o que mais mata (18 mil casos apenas em 2019). Em contrapartida, quase 25% das brasileiras entre 50 e 69 anos nunca fizeram um exame de rastreio da doença.

As possibilidades de exames de rastreio são grandes, e devem ser estudadas por cada mulher junto ao seu médico, levando em consideração o histórico da paciente e fatores de risco como a idade. Confira abaixo alguns exames dos disponíveis:

Mamografia digital: principal método para diagnóstico precoce do câncer de mama. “Funciona como uma radiografia da mama e identifica lesões mesmo muito pequenas, inclusive aquelas não palpáveis, que podem passar desapercebidas pelo exame clínico”, explica Marcela Balaro, médica coordenadora de Imagem Mamária do Richet Medicina e Diagnóstico, especializada em Radiologia no Instituto Nacional do Câncer (INCA). O equipamento possui detectores extremamente sensíveis, por isso utiliza radiação de baixa energia.

Tomossíntese mamária: também conhecida como Mamografia 3D, é a técnica de imagem mais avançada e detalhada do que a mamografia tradicional. Permite a visualização de várias camadas da mama em uma imagem 3D, preenchendo as lacunas que as mamografias tradicionais têm. Realiza uma sequência de imagens de raios-x, como em um filme tridimensional. “Essa imagem de altíssima qualidade facilita a detecção de lesões, mesmo em mamas mais densas”, ressalta Marcela. Por isso, o exame é especialmente recomendado para mulheres mais jovens. Além disso, utilizando um software chamado C-View, que gera as imagens 2D a partir do conjunto de dados 3D, o exame “tem como vantagem uma menor exposição à radiação, uma vez que pela qualidade da imagem reduz o número de reconvocações para contraprovas”, continua.

Ultrassonografia das mamas: ferramenta complementar à mamografia e à tomossíntese, principalmente no caso de pacientes com mamas densas. Não utiliza radiação. “Através deste exame é possível diferenciar nódulos sólidos de cistos. Muito utilizada para melhor avaliação de nódulos palpáveis em mulheres jovens”, explica Marcela Balaro.

Sequenciamento genético BRCA1 e BRCA2: indicado apenas em situações especiais de maior risco, esse exame identifica mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, que ocorrem em apenas 0,1% da população em geral e são encontradas em 5% a 10% de todos os casos de câncer de mama.

Ressonância Magnética das Mamas: exame especialmente indicado para o diagnóstico precoce nas mulheres consideradas de alto risco, como aquelas que apresentam mutações genéticas, BRCA1 ou BRCA2. “Por ser um exame de maior sensibilidade, detecta tumores que a mamografia e a ultrassonografia não conseguem, além de auxiliar no diagnóstico de lesões inconclusivas ou quando a biópsia é muito difícil”, destaca Balaro. Também pode ser indicada para mulheres com próteses de silicone, avaliações das quimioterapias pré-operatórias, alguns casos para estabelecer o estágio do câncer e diagnóstico de recorrência no local. Além disso, é útil para pesquisa de tumor na mama em pacientes com metástases sem um tumor primário conhecido.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version