SEGS Portal Nacional

Saúde

Otoplastia na infância: vale a pena submeter a criança à uma cirurgia plástica?

  • Quinta, 05 Agosto 2021 18:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cerca de 5% da população sofre com a chamada Orelha de Abano

A parte social da vida dos pequenos já é normalmente desafiadora, mas se tornou ainda mais complicada de lidar com o isolamento social. Muitas crianças, especialmente entre os 5 e 10 anos, passaram uma parte importante de seu desenvolvimento comunicativo em casa, o que pode complicar a convivência com os colegas de classe num ambiente de sala de aula, que retorna agora no segundo semestre.

Já bem conhecido, o bullying é um dos grandes problemas em escolas no mundo todo, principalmente nos dias de hoje com a grande influência das redes sociais. Infelizmente um dos focos de perseguição acaba sendo a estética, e aqueles que sofrem com a famosa ‘orelha de abano’, sempre acabam alvo de comentários e piadinhas pelos colegas.

“A maior parte dos meus pacientes, quando falamos da otoplastia que corrige as orelhas, compreende crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos,” comenta a cirurgiã plástica, Patricia Marques, especialista em cirurgias reparadoras de cabeça e pescoço.

A necessidade de corrigir a deformidade das orelhas, que de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica atinge cerca de 5% da população, não está conectada com o senso de estética da criança, mas sim aos efeitos do bullying durante os anos formativos, que pode levar a baixa autoestima, déficit no desempenho escolar e diversos problemas psicológicos que podem acompanhá-la até a vida adulta.

Pode ser assustador para muitos pais submeter um filho tão jovem à uma cirurgia, mas a especialista explica que o procedimento é pouco invasivo e simples de executar. “O que fazemos é realizar uma incisão atrás da orelha, onde ela se conecta com a cabeça, e retirar o excesso de pele e cartilagem que causa sua curvatura,” esclarece.

Além da melhor qualidade de vida, Marques também destaca que realizar a otoplastia na infância ou início da adolescência, garante uma recuperação mais rápida. “A cartilagem nessa idade é bem mais maleável e o organismo jovem produz células mais rapidamente, o que torna a cicatrização melhor do que em adultos.”

Fora isso, a cirurgiã explica que o procedimento é rápido, cerca de 1 a 2 horas, e no mesmo dia o paciente já pode ir para casa. “A parte mais complicada, que geralmente ouço dos pais, é manter a faixa de proteção que deve ser usada no pós-operatório durante o primeiro mês,” comenta.

A especialista explica que a orelha de abano é geralmente fácil de identificar, mas alerta que para ser considerada como um problema cirúrgico, ela deve ter mais de 2 centímetros de distância do crânio, e que um número menor que isso é um desvio que provavelmente se ajustará conforme a criança se desenvolve.

“Acredito que o importante é manter o diálogo sobre a situação com seu filho, e que ele esteja confortável com a correção,” explica Marques. “No final das contas, queremos apenas o bem-estar das crianças e que elas possam crescer da melhor maneira possível,” finaliza.

Sobre a Especialista:

CRM- SP 146410

Doutora Patricia Marques é graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com especialização em reconstrução de mama e cirurgia linfática no Hospital Santa Creu i Sant Pau em Barcelona, e complementação em cirurgia reparadora de mama, cabeça e pescoço no Hospital Memorial Sloan-Katering Cancer Center, em NY, EUA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version