SEGS Portal Nacional

Saúde

Com rede modernizada, HUPE atende às demandas da pandemia e dobra receita com o SUS

  • Quarta, 04 Agosto 2021 09:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Hospital Universitário da UERJ conseguiu conectar equipamentos médicos, automatizar processos e aperfeiçoar a gestão

A pandemia deixou claro para empresas dos mais variados setores o quanto a infraestrutura digital é estratégica na atualidade. Na saúde, uma das indústrias mais impactadas, os hospitais e clínicas que tiveram mais sucesso em atender às demandas geradas pela Covid-19 foram aqueles que já investiam em novas tecnologias.

Entre eles está o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A instituição começou um processo de renovação de equipamentos médicos em 2017, avançando dois anos depois para a transformação das redes e do data center de modo a permitir que os novos equipamentos pudessem estar conectados e serem operados remotamente com a performance desejada.

Com apoio da Aruba, uma empresa Hewlett Packard Enterprise, o HUPE conseguiu responder ao aumento repentino da demanda ao implementar soluções como o prontuário eletrônico e a automatização de processos. "Temos medidores de glicose via Wi-Fi, em que o resultado vai automaticamente para o prontuário do paciente; também fazemos a entrega de todos os exames pela internet, reduzindo significativamente o fluxo de pessoas no hospital. Conseguimos disponibilizar acesso seguro à nossa rede sem fio para permitir que o paciente se comunique com seus familiares pelo smartphone. Nada disso seria possível se não tivéssemos modernizado nossa infraestrutura de rede antes da pandemia", conta Orlando Saboya, diretor de TI e Telessaúde do HUPE.

Além dos pacientes e seus familiares, alunos e funcionários também foram beneficiados pela tecnologia de ponta: o curso de Medicina ministrou aulas remotas durante a pandemia, a produtividade do corpo médico aumentou após a digitalização de processos, e até mesmo a receita cresceu. A partir do melhor controle dos atendimentos realizados, a receita proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS) teve alta de aproximadamente 100%. "A rede é a base de tudo, se não for eficiente não conseguimos fazer nada funcionar. Agora temos um maior controle de estoque e registro aprimorado de informações de faturamento. Tudo isso se reflete em uma melhor gestão dos recursos e na prestação de serviços ao paciente", diz Saboya.

Flávio Póvoa, gerente de engenharia de sistemas da Aruba, explica que as redes legadas e fragmentadas são incapazes de acompanhar o avanço tecnológico, como a internet das coisas (IoT). "Falta visibilidade, controle e disponibilidade de informações em tempo real. Com um modelo operacional unificado, a fronteira entre o data center e a borda da rede se torna mais fluida. Além disso, em uma rede inteligente a resolução de problemas é mais automatizada, o que libera a equipe de TI para demandas mais estratégicas do negócio".

Animada com os bons resultados, a equipe do HUPE quer avançar na transformação digital. Já estão nos planos as transmissões em tempo real de cirurgias, a geolocalização de equipamentos médicos e a teleconsulta integrada ao sistema de gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 11, 2026 Saúde

Carnaval com proteção: cuidar dos olhos também faz…

Fev 11, 2026 Saúde

"Poupança muscular": o investimento invisível para um…

Fev 11, 2026 Saúde

Carnaval com saúde: especialista lista 5 dicas de como…

Fev 10, 2026 Saúde

Lipedema: por que tantas mulheres convivem com dor,…

Fev 10, 2026 Saúde

Calor e chuvas de verão disparam proliferação do Aedes…

Fev 10, 2026 Saúde

22,8% dos usuários de antidepressivos também tratam…

Fev 09, 2026 Saúde

Como identificar os primeiros sinais de LER/DORT em…

Fev 09, 2026 Saúde

Suas cutículas precisam de cuidados extra? Confira 5…

Fev 09, 2026 Saúde

Uso de canetas emagrecedoras se torna problema sem…

Fev 06, 2026 Saúde

Circulação da variante K da gripe reforça importância…

Fev 06, 2026 Saúde

Quando o implante chama atenção: entenda o linfoma raro…

Fev 06, 2026 Saúde

Teste de sangue menstrual no rastreamento do câncer de…

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version