SEGS Portal Nacional

Saúde

Asma: falta de tratamento adequado causa impacto econômico na sociedade e nos sistemas de saúde

  • Segunda, 21 Junho 2021 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Walquene Sousa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, essa doença crônica atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo

A ausência de cuidados adequados com a saúde compromete a qualidade de vida, além de elevar os custos financeiros diretos e indiretos para a população. Considerada um problema de saúde pública, a asma pode afetar crianças e adultos, provocando falta de ar e chiado no peito. Ela não tem cura, no entanto, é possível manter o controle e levar uma vida normal.

Com o objetivo de analisar o impacto econômico da asma em uma operadora de plano de saúde de autogestão, a CAPESESP (Caixa de Previdência e Assistência aos Servidores da Fundação Nacional de Saúde) realizou um estudo que identificou uma utilização mais frequente do plano de saúde por indivíduos asmáticos, resultando em aumento de quase 26% dos gastos assistenciais.

“Os dados coletados são utilizados pela Entidade para orientar as ações de prevenção, manutenção e promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como auxiliar no redimensionamento da rede credenciada”, ressaltam os autores da pesquisa, os médicos João Paulo dos Reis Neto, Diretor-Presidente da CAPESESP, e Juliana Martinho Busch, Diretora de Previdência e Assistência da Entidade.

De acordo com eles, as doenças crônicas não transmissíveis interferem no cotidiano da população, além de causarem impacto econômico para a sociedade e os sistemas de saúde.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a asma em todo o mundo. No Brasil, é a quarta causa de internações. Todos os anos ocorrem cerca de 2 mil mortes decorrentes de ataques agudos de asma. Muitos óbitos poderiam ser evitados se os pacientes seguissem as recomendações médicas.

Para Núbia Tavares, sócia-diretora de uma agência de comunicação, fazer o tratamento contínuo é primordial para diminuição dos ataques. “Sofro com isso desde que nasci, por razão hereditária. Ao longo dos anos, fui internada diversas vezes. Melhorei durante a adolescência; porém, de um tempo para cá, as crises têm piorado. Percebo que são desencadeadas por alguns fatores, tais como estresse, queda de temperatura no inverno, poeira. Ainda tenho rinite, e, quando ataca, logo vem junto os desconfortos da asma. Na alimentação, eu evito derivados do leite, pois estimulam o aumento do muco”, comenta Núbia.

Sobre a CAPESESP

A CAPESESP (Caixa de Previdência e Assistência aos Servidores da Fundação Nacional de Saúde) foi fundada em 1958 e está entre as 60 operadoras no ranking de maior movimentação financeira assistencial no mercado de Saúde Suplementar.

Com sede no Rio de Janeiro, a Entidade oferece benefícios assistenciais, como o plano de saúde na modalidade de autogestão, sendo responsável por milhares de vidas em 600 municípios, e previdência complementar.

A CAPESESP atende, via convênio, os servidores da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), do Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além de seus mais de 300 funcionários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version