SEGS Portal Nacional

Saúde

Teste do pezinho ajuda a salvar vidas com o diagnóstico prévio de doenças genéticas e metabólicas

  • Quinta, 10 Junho 2021 09:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

CEJAM alerta para importância do exame oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde

Algumas gotinhas de sangue que podem salvar a vida: essa pode ser considerada a melhor e mais simples forma de explicar o teste do pezinho, exame responsável pela triagem neonatal, introduzido na década de 1970, para detectar precocemente diversas doenças entre os recém-nascidos.

Celebrado no dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2001 com a criação do Programa de Triagem Neonatal.

A enfermeira Tathiana das Graças Lisboa Saraiva, supervisora de enfermagem da Maternidade Municipal de Peruíbe, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim, explica sobre a relevância da data.

“Esse dia é importante pois faz um alerta aos pais sobre a seriedade do teste para detectar o mais cedo possível patologias que podem prejudicar a qualidade de vida dos nossos bebês e atrapalhar o crescimento e desenvolvimento deles, levando a graves deficiências intelectuais.”

O exame, feito a partir de uma pequena quantidade de sangue colhida do calcanhar do bebê, é capaz de diagnosticar previamente doenças genéticas e metabólicas, que necessitam do tratamento precoce para a cura e redução dos riscos de mortalidade.

Entre as principais patologias detectáveis estão a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme, as hemoglobinopatias, a hiperplasia adrenal congênita, a deficiência de biotinidase, entre outras.

De acordo com a especialista, o teste do pezinho é um dos mais importantes meios para garantir que crianças com algum destes problemas possam contar com um acompanhamento adequado. Com isso, o tratamento para prevenir o agravamento e a mortalidade prematura desses bebês pode ser facilitado.

Testes do pezinho realizados em Peruíbe com a assistência do CEJAM

Inaugurada em novembro de 2020, a Maternidade de Peruíbe iniciou suas atividades com 11 partos. Nesta fase inicial, os testes eram realizados pela Casa da Mulher do município.

Com o passar do tempo, adaptações foram feitas e o trabalho estruturado com uma equipe especializada para atender as demandas da comunidade local. Atualmente, 100% dos enfermeiros e técnicos da maternidade estão capacitados para a realização do exame.

De acordo com Tathiana, apenas em abril deste ano, 52 partos foram realizados. Destes, 47 testes foram feitos, salvo apenas os bebês que, por alguma razão, precisaram ser transferidos para outras maternidades.

“O número de partos realizados vem crescendo e o número de exames também. Nossa meta é realizar o teste em todos os bebês que nascem na Maternidade de Peruíbe”, afirma a especialista.

Para Tathiana, além da importância acerca do teste do pezinho, é necessário alertar as mulheres sobre a força do pré-natal adequado, bem como o acompanhamento dos bebês nos primeiros meses de vida, assim que recebem alta da maternidade.

“O pré-natal bem orientado é uma oportunidade de tirar as dúvidas e possíveis medos dos pais quanto a estes exames. Ele ajuda a estabelecer o vínculo da família com os profissionais de saúde e fortalecer o trabalho das equipes que assistem a essas mulheres e seus bebês”, finaliza a enfermeira.

Sobre o CEJAM

O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Cajamar, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos e Peruíbe.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version