SEGS Portal Nacional

Saúde

Reduzir o consumo de carne vermelha ajuda a desinflamar o organismo? Especialista responde

  • Segunda, 31 Mai 2021 11:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jennifer de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A endocrinologista Bruna Manes conta o que acontece com o organismo quando se reduz o consumo do alimento

Nenhum brasileiro resiste a uma boa porção de batata frita acompanhado de uma carne bovina bem cozida e muitos, inclusive, têm o hábito de comer carne vermelha todos os dias, tanto no almoço, quanto no jantar.

As carnes vermelhas provêm do porco, carneiro e boi, e são uma excelentes fonte de proteínas, vitamina B3, B6 e B12, além de obterem minerais essenciais para o organismo como o ferro, zinco e selênio, podendo trazer muitos benefícios para a saúde.

Entretanto, a médica Bruna Laudano Manes, especialista em endocrinologia, do Instituto Santa Rosa, ressalta que tais benefícios aparecem quando a alimentação faz parte de uma dieta balanceada, pois, do contrário, o consumo exagerado de carne vermelha pode trazer malefícios à saúde, como inchaço e a dificuldade de emagrecer.

"Isso porque o problema maior da carne vermelha é carregar ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória que, em excesso, deixa o organismo resistente à perda de peso", explicou a especialista, que ainda acrescenta. "Caso se torne crônico, mesmo o indivíduo tentando emagrecer, por meio de dieta, ele não vai conseguir".

Outro problema que a médica pontua é o possível surgimento de câncer do cólon e isso acontece porque, o aumento da inflamação no intestino, sem o consumo adequado de frutas, legumes e verduras, favorece alterações nas células, fazendo surgir a doença. "O ideal é que se consuma carne vermelha apenas duas vezes na semana e se comeu no almoço, procure evitar no jantar. Coma também alimentos saudáveis para equilibrar as toxinas no organismo", disse.

O que acontece com o organismo quando se reduz a carne vermelha?

De acordo com a endocrinologista, dentro de alguns dias o corpo vai apresentar mudanças. Bruna Manes fala que o corpo vai passar por uma espécie de detox, o que vai favorecer na perda de peso, diminuição da celulite, aumento da fertilidade e bem-estar.

"A sensação de peso vai passar porque o organismo vai produzir enzimas o suficientes para quebrar as moléculas das proteínas da carne vermelha, facilitando o trabalho dos rins na eliminação das toxinas pela urina, causando menos inchaço", explicou.

E você não precisa se tornar vegetariano, pois basta diminuir no consumo e manter a rotina. Para te ajudar, Bruna ressalta a importância do acompanhamento profissional. "O processo é gradativo e comer carne é muito bom, mas ninguém consegue levar uma vida saudável sem incentivo", finalizou.

Sobre Bruna Manes

Formada em medicina a exemplo do pai, a volta-redondense sempre acreditou que seu campo de atuação seria a cirurgia plástica. Entretanto, depois de se consultar com uma nutróloga e ter uma perda significativa de peso, além de uma melhora na qualidade de vida, Bruna se interessou pela especialidade.

Ela se aprofundou na área que estuda os efeitos benéficos e maléficos, das vitaminas, carboidratos, minerais, gorduras e proteínas no organismo. Com o passar do tempo, se especializou também em modulação hormonal, medicina ortomolecular e endocrinologia, tornando-se então, uma referência nos cuidados metabólicos e hormonais.

A doutora Bruna Manes atua em duas clínicas - em Volta Redonda (RJ), cidade onde mora com o marido e outra no bairro Leblon, no Rio de Janeiro - nos dois espaços oferece tratamento para a obesidade, reposição hormonal de mulheres na menopausa e homens na andropausa, hipertrofia de pacientes que desejam o aumento de massa muscular, além de vários outros procedimentos com protocolos injetáveis, como reposição de vitaminas, hormônios, tratamento para doenças autoimunes, entre outros.

Para o futuro próximo, a médica já traçou seu o objetivo: propor mudanças de hábitos para uma vida mais saudável e se tornar uma referência em nutrologia e em endocrinologia em todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version