SEGS Portal Nacional

Saúde

Teste para detecção de anticorpos neutralizantes para Covid 19 é a novidade no portfólio do Grupo Sabin

  • Quinta, 27 Mai 2021 18:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O exame sorológico que detecta a presença de anticorpos neutralizantes, produzidos contra o SARS-CoV-2, é indicado a partir do 10º dia de sintomas e pode ser feito 30 dias após a 2º dose da vacina contra a Covid 19

Desde que os primeiros casos de Covid 19 foram registrados no Brasil, o Grupo Sabin desenvolveu uma série de medidas de enfrentamento de impactos positivos na batalha contra a doença de norte a sul do País.

A empresa foi uma das pioneiras a oferecer à população os testes para detecção do vírus e hoje, mais de um ano depois, segue investindo fortemente na inovação dos seus métodos e processos para que seus mais de 5.7 milhões de clientes tenham acesso ao que há de mais inovador em saúde. Propósito que inspirou a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Sabin a validar o exame sorológico que detecta a presença de anticorpos neutralizantes no organismo. "É este teste que informa se o paciente já teve algum contato com o Coronavírus e se ele desenvolveu uma resposta imunológica ao SARS-CoV-2", explica o médico e diretor técnico do Grupo Sabin, Dr. Rafael Jácomo.

Desenvolvido para ajudar a compreender melhor a relação entre imunidade e a presença de anticorpos, o exame é indicado também quem já tomou vacina contra a Covid 19. "Atualmente, há testagem para as mais diferentes estratégias de identificação da resposta imune, que varia de acordo com o tipo de vacina aplicada. Os estudos apontam diferença na produção dos anticorpos de pacientes que receberam as Coronavac e a Covaxin (que são produzidas com o vírus integralmente) e dos vacinados com AstraZeneca, Pfizer e Moderna (que induzem a produção da proteína S do vírus). Por isso, é importante observar que o teste de anticorpos após a vacinação deve ser avaliado individualmente, porque um teste negativo não pode ser interpretado como falha de imunidade", explica o especialista.

Aprovado pela Anvisa e indicada pelo FDA (Food and Drug Administration), o exame deve ser realizado a partir do 10º dia de sintomas e o paciente que já tomou vacina contra a COVID 19 deve aguardar 30 dias após a 2º dose, para garantir mais precisão do resultado. Feito a partir da coleta de uma amostra de sangue, o teste não é um diagnóstico de doença. "É importante esclarecer que este exame não analisa a presença do vírus no paciente, como nos testes padrões, o RT-PCR e o sorológico. Ele indica a quantidade e a qualidade da resposta do organismo para se defender contra o Sars-Cov-2. Esses indicativos nos permitem entender com mais precisão a reação do organismo do paciente que teve contato com o SARS-CoV-2. Outro fator relevante é que não há como identificar o tempo em que essa resposta, se gerada, ficará ativa no indivíduo", informa.

Para fazer o exame, não é preciso apresentar pedido médico e nem é necessário jejum ou algum preparo especial. O resultado pode ser acessado em até 4 dias uteis e vai apontar o percentual de inibição do vírus ao teste de neutralização viral. Se o resultado for menor que 20%, por exemplo, quer dizer que não foi detectado anticorpos naquele organismo. Já em casos onde o indicativo varie entre 20% e 29%, podemos dizer que o resultado não determina se houve esse contato prévio com SARS-COV-2. Se o percentual superar os 30%, há presença de anticorpos neutralizantes. "É fundamental destacar ainda que os resultados do teste não são indicação de imunidade ao vírus. Por isso, é imprescindível que as medidas de distanciamento físico se mantenham, além do uso de máscaras de proteção, álcool em gel. Ou seja, não estamos no momento de abrir mão da proteção contra a Covid 19.".

Para melhor segurança e comodidade dos pacientes, o Grupo Sabin oferece o teste em três modalidades. Ele pode ser feito no modelo drive-thru, unidades de testagem e no conforto de casa, por meio da coleta domiciliar. A aquisição pode ser feita diretamente no site ou em uma das 296 unidades de unidades de atendimento Sabin em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 14, 2026 Saúde

O que a sua mordida revela sobre sua postura

Abr 14, 2026 Saúde

O que é vasculite cutânea e como ela pode atingir rins,…

Abr 14, 2026 Saúde

Aumento do uso de canetas emagrecedoras acende alerta…

Abr 13, 2026 Saúde

Casos de Parkinson devem dobrar até 2050: conheça os…

Abr 13, 2026 Saúde

Proteína em excesso pode prejudicar os rins: médica…

Abr 13, 2026 Saúde

Enfraquecimento e queda capilar durante o processo de…

Abr 10, 2026 Saúde

Diabetes tipo 2: 6 erros comuns que dificultam o…

Abr 10, 2026 Saúde

Estudo brasileiro mostra que exercícios físicos…

Abr 10, 2026 Saúde

[Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson…

Abr 09, 2026 Saúde

Tuberculose, gripe ou resfriado? Especialista esclarece…

Abr 09, 2026 Saúde

Erro de diagnóstico pode atrasar em até uma década o…

Abr 09, 2026 Saúde

Tratamentos estéticos podem fazer cicatrizes de…

Abr 08, 2026 Saúde

Perigo: o sarampo está de volta

Abr 08, 2026 Saúde

A "epidemia" das manchas: transição de estações exige…

Abr 08, 2026 Saúde

Mitos e verdades sobre suplementos vitamínicos: eles…

Abr 07, 2026 Saúde

Infarto em jovens cresce no Brasil

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version