SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia Mundial da Saúde: snack é saudável?

  • Quarta, 07 Abril 2021 11:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jossie Medcalf
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Rotulagem dos produtos processados podem responder a essa pergunta e ajudar o consumidor na hora de escolher; selos de qualidade estão entre os pontos de atenção

Segundo dados da pesquisa Pnad Covid-19, feita pelo IBGE (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já são 7,9 milhões de brasileiros trabalhando remotamente. E na tentativa de ganhar tempo e conciliar home-office, tarefas domésticas e o cuidado com os filhos fora da escola, as pessoas recorrem a refeições rápidas e prontas. Mais tempo em casa faz com que a preocupação com a alimentação também cresça, e fica a dúvida: os alimentos que estão sempre à mão, como snacks e as barrinhas de nuts, se encaixam em uma rotina alimentar saudável?

Segundo a consultora nutricional da Cuida Bem, marca de snacks saudáveis, a notícia boa é que alimentos industrializados e processados podem fazer parte do cotidiano, sim, desde que observados alguns critérios. Por exemplo, é importante optar por produtos que tenham melhor perfil nutricional. “Prefira os que são zero adição de açúcares, sem aditivos e conservantes”, explica a nutricionista.

Cuidado com alimentação, inclusive, é uma preocupação que ganha cada vez mais os lares brasileiros, mesmo durante a pandemia, e tem ainda mais destaque no Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril. A agência de pesquisas Euromonitor Internacional mostra que o mercado de alimentação saudável no Brasil vem crescendo, em média, 4,41% ao ano, resultado que deve se manter em 2021. E para garantir essa tendência, ler o rótulo é tarefa imprescindível na hora de colocar os produtos no carrinho, seja ele on-line, seja físico.

“Existem diferenças no perfil nutricional de alimentos dentro da categoria de processados: alguns apresentam maior quantidade de ingredientes benéficos à saúde, como fibras, vitaminas e minerais, e menor de itens maléficos, como corantes e conservantes”, explica Bruna. Ainda de acordo com a nutricionista, não são todos os produtos, como snacks, que possuem nuts inteiras, o que diminui a funcionalidade do alimento. “É preciso saber escolher.”

Essa análise de rótulo deve se tornar uma tarefa mais dinâmica e receber mais adeptos quando entrar em vigor a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que indica a necessidade de estar na parte frontal das embalagens informações como alto teor de gordura saturada, sódio ou açúcar. A consultora da Cuida Bem esclarece que “a norma foi aprovada em outubro de 2020 e as empresas têm até três anos para se adequar, a contar da data de publicação”.

Além da rotulagem, existem selos que contam mais histórias sobre o produto para o consumidor. Um deles é o Pró-Amendoim. “Para assegurar o consumo seguro, os amendoins da Cuida Bem são certificados com o selo, que regulamenta as etapas de produção para evitar aparecimento de fungos e, consequentemente, a presença de toxinas”, explica Bruna. Ela se refere às aflatoxinas, que se proliferam quando o amendoim é armazenado com umidade e podem causar problemas no fígado de humanos e animais.

O Selo Vegano, também presente em alguns snacks da marca, é outro que confere segurança para quem prefere ou não pode consumir alimentos de origem animal. “Buscamos atender aos diferentes nichos na cadeia de alimentos saudáveis e sustentáveis”, afirma a consultora. Para quem não sabe como identificar esses selos, Bruna orienta: “Alimentos devidamente comprovados em suas categorias trazem essas identificações com clareza na embalagem”.

Sobre a Santa Helena

Desde 1942, quando foi criada por José Marques Telles, a Santa Helena trabalha para levar aos lares brasileiros e de países como o Japão, Uruguai e Estados Unidos produtos de qualidade e inovadores à base de amendoim, prontos para o consumo.

Atualmente, a empresa mantém um portfólio diversificado e com marcas consagradas, tal como a Paçoquita e o Mendorato, itens que são referência de mercado. Mantém ainda uma linha completa de alimentos saudáveis, a marca Cuida Bem. No total, a indústria tem 160 produtos.

Com sede em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a companhia conta com mais de mil colaboradores e está entre as melhores empresas para se trabalhar e iniciar a carreira, segundo guia elaborado pela Você S/A. Saiba mais acessando www.santahelena.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 26, 2025 Saúde

Especialista alerta sobre cuidados pós-cirúrgicos no…

Dez 26, 2025 Saúde

Verão sem dor: como curtir o sol cuidando da sua saúde…

Dez 26, 2025 Saúde

Verão na praia: cuidados com a alimentação para evitar…

Dez 23, 2025 Saúde

Exageros de fim de ano podem comprometer a fertilidade,…

Dez 23, 2025 Saúde

Nódulos na Tireoide: O Sinal de Alerta Que Muitos…

Dez 22, 2025 Saúde

Risco de infartos sobe no fim do ano, alerta…

Dez 22, 2025 Saúde

6 mitos e verdades sobre a intolerância à lactose —…

Dez 22, 2025 Saúde

Equilíbrio à mesa: como aproveitar as festas de fim de…

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version