Logo
Imprimir esta página

'Tivemos que reforçar a prática de segurança do paciente para enfrentar a pandemia', diz especialista

'Tivemos que reforçar a prática de segurança do paciente para enfrentar a pandemia', diz especialista

No Dia Nacional de Segurança do Paciente, Pró-Saúde lembra as ações que modificaram o ambiente hospitalar para atender aos doentes por Covid-19

Estratégia central do atendimento, a segurança do paciente passou a ser um desafio ainda maior no ambiente hospitalar, desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, há pouco mais de um ano.

“Nesse contexto, o 1º de abril é uma data relevante porque lembramos o Dia Nacional de Segurança do Paciente, algo extremamente importante em um momento de pandemia”, afirma Ana Lígia dos Santos, especialista em Segurança do Paciente da Pró-Saúde.

Ela recorda-se que, diante de um inimigo desconhecido, a Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país, aplicou treinamentos para suas equipes assistenciais, reforçando os protocolos que envolvem o atendimento seguro aos doentes.

“Destacamos, principalmente, as práticas necessárias para a assegurar a comunicação efetiva entre os profissionais, a higienização das mãos e as que visam prevenir lesão por pressão nos pacientes”, resume a especialista.

A comunicação efetiva em saúde envolve processos padronizados que vão desde o preenchimento correto de formulários e prontuários até a passagem de informações precisas e corretas sobre o quadro clínico do paciente durante uma troca de plantão.

A higienização das mãos, assim como a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs), visa evitar o contágio de doenças, não apenas da Covid-19.

Já a prevenção de lesão por pressão envolve práticas que buscam prevenir o aparecimento de úlceras e outras lesões em pacientes que passam muito tempo acamados.

“Conseguimos melhorar a comunicação com pacientes e familiares, envolvendo-os no cuidado e na tomada de decisão por meio de videochamadas e telemedicina”, lembra Ana Lígia.

Outra ação que a profissional destacou foi a intensificação de orientações sobre a pandemia com cartazes e diversos treinamentos envolvendo a equipe multiprofissional para o manejo do paciente com Covid-19.

“Nesse contexto, ampliamos a divulgação sobre a necessidade de higienizar as mãos, implantamos mais pias e dispensers com álcool em gel nos hospitais, para aumentar os cuidados de Enfermagem nas intervenções assistenciais em pacientes graves e, também, as práticas de prevenção de lesões por pressão, identificação e monitoramento os riscos associados à doença”, explica.

A pandemia também mudou a relação que envolve as visitas dos pacientes internados. “Foi necessário renunciar a visitas presenciais e dar espaço para a tecnologia e visitas online. O acesso remoto tornou-se imprescindível e o preparo da equipe para demonstrar suas ações nessa batalha exigiu ainda mais”, observa Ana Lígia.

A pandemia também exigiu preparo para que os profissionais ― especialmente os que atuaram na linha de frente ― pudessem enfrentar o cansaço físico e o estresse diário da rotina hospitalar. “Apoio psicológico para compartilhar experiências foi uma prática importante nesse contexto”, informa.

Ana Lígia explica que o novo cenário exigiu adaptações para se ajustar à nova realidade, que impactaram no dia a dia de todos os profissionais que atuam em uma unidade hospitalar.

“Foram respostas emergenciais à necessidade de proporcionar um ambiente seguro, além da preocupação em manter os resultados assistenciais de qualidade, promovendo condições para o atendimento seguro aos pacientes”, avalia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto