Hospital Samaritano Higienópolis participa de congresso internacional sobre trauma
Com dois painéis no evento, a unidade destaca as suas observações e dados relacionados ao trauma e transportes alternativos
O hospital Samaritano Higienópolis participou entre os dias 14 e 16 de fevereiro de um congresso internacional de Trauma, o 5th World Trauma Congress 2021. Este ano o encontro aconteceu de forma virtual, com a exposição de casos e painéis no site do evento, organizado pela World Coalition For Trauma Care (WCTC) e com colaboração da American Association for the Surgery of Trauma (AAST). “Este intercâmbio de informações e experiências é de extrema importância para observar tendências baseadas em fatos e dados, além de avanços clínicos e aperfeiçoamento profissional da especialidade”, diz o Dr. João Paulo Ripardo, cirurgião e coordenador do pronto-socorro do Samaritano Higienópolis.
O objetivo do congresso é aumentar a conscientização sobre a importância do trauma como doença em todo o mundo, destacar a coleta de dados e implementação de qualidade, além de enfatizar a educação sobre o tema e o desenvolvimento de sistemas de trauma de forma global, através das organizações envolvidas e seus membros, exercendo influência internacional.
O Samaritano Higienópolis teve destaque em dois painéis. Um envolvendo a mudança de cenário e o trauma relacionado aos transportes alternativos (Changing Landscape: trauma involving alternative types of transport). O trabalho aponta o crescimento considerável destes veículos em grandes metrópoles, como São Paulo, e, como consequência, o aumento de acidentes. Para isso foram analisados dados de admissão no pronto-socorro e centro de trauma entre 2018 e 2019, recortando apenas acidentes de transportes urbanos. Vale lembrar que ao longo do ano de 2019 a unidade já havia divulgado levantamentos observando esta tendência, onde constatou que os atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo meios de transportes alternativos, como patinetes e bicicletas, mais que dobrou em 2019.
O segundo painel é uma análise dos registros de trauma na América Latina, em especial no hospital Samaritano Higienópolis, relacionando a qualidade do prontuário hospitalar e a assertividade na probabilidade de sobrevivência.
Sobre o Americas:
O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,6 mil leitos. O Americas Serviços Médicos faz parte do UnitedHealth Group Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>