Você sabe o que causa hipersensibilidade nos dentes?
Especialistas explicam quais são os 8 motivos mais comuns que atingem cerca de 70% da população
Aquela dorzinha que sentimos quando tomamos uma bebida gelada ou mordemos um picolé, pode indicar que algo está errado. Esse desconforto é causado pela sensibilidade nos dentes – também conhecida como hipersensibilidade dentária –, que na maioria das vezes acontece por causa da degradação química do esmalte que protege os dentes ou por exemplo, quando a restauração é removida e deixa a dentina exposta.
Quando o calor ou o frio afeta o nervo central do dente, sentimos dor. O problema que já atinge cerca de 70% da população se tornou algo comum, mas você sabe quais são as causas disso? As dentistas Daniele Gomes e Rita Ventura explicam 8 motivos muito comuns que podem levar os seus dentes à hipersensibilidade. Confira!
1) Escovação errada
Segundo a dentista Rita Ventura, quando escovamos os dentes com força, fazendo pressão, isso também pode causar o desgaste do esmalte. “Usar escova com cerdas macias e fazer a escovação com calma, suavemente e com cuidado é muito importante! ”.
2) Alimentos ou bebidas ácidas
Refrigerante e frutas cítricas como o limão, esses são alguns dos itens do nosso cardápio que são grandes fontes de ácido. “Alimentos ácidos podem dissolver gradualmente o esmalte. O ideal é esperar 20 a 30 minutos após ingerir esses itens para realizar a escovação, pois se fizer logo após a refeição pode agravar o problema, tendo em vista que o creme dental pode reagir com os ácidos e acelerar a corrosão”, detalhou a dentista-cirurgiã Daniele Gomes.
3) Doenças bucais
“São várias as doenças bucais que podem causar sensibilidade, porém as mais comuns são o bruxismo e a gengivite. No bruxismo, por exemplo, quando os dentes são pressionados eles estouram os prismas de esmalte e deixam a dentina exposta. O ideal é procurar um dentista para realizar um tratamento específico assim que sentir um desses problemas”, contou Rita Ventura.
4) Creme dental
A dentista Daniele explicou que a escolha do creme dental é de extrema importância. “Aqueles que prometem clarear os dentes são muito abrasivos, eles fazem o polimento do esmalte e removem a pigmentação. Se usados frequentemente, eles desgastam o esmalte do dente. ”
5) Estresse
Pessoas estressadas tendem a ter doenças bucais como o bruxismo. “O estresse desencadeia um efeito pró-inflamatório, que quando aliado a maus hábitos de higiene bucal, podem ocasionar o aparecimento de doença periodontal. Além disso, o estresse faz com que as pessoas apertem os dentes, e essa pressão também é responsável pela sensibilidade dos dentes”, explicou Rita Ventura.
6) Refluxo
“Em casos de refluxo, os ácidos do estômago voltam para a boca, e ao entrar em contato com a arcada dentária, ocasiona a erosão do esmalte. É essencial que o paciente trate da doença para não causar outros problemas como a hipersensibilidade dentária”, finalizou Daniele Gomes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>