SEGS Portal Nacional

Saúde

Estudo da Quanta ganha prêmio no Congresso Brasileiro de Cardiologia

  • Quinta, 10 Dezembro 2020 12:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camile Triska
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa realizada na clínica curitibana analisou resultados de exames de Cintilografia e escores utilizados para predizer isquemia miocárdica

A necessidade de criar um novo escore clínico para identificação de isquemia miocárdica foi o que apontou um estudo realizado na Quanta Diagnóstico por Imagem, premiado com o primeiro lugar em “Temas Livres” no 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia ocorrido nos dias 20 a 22 de novembro. A pesquisa teve como autora principal a médica residente da Santa Casa de Curitiba Bárbara Benevides Rehme, com coordenação de Miguel Morita, cardiologista e pesquisador da Quanta Diagnóstico por Imagem.

Denominado “Performance dos escores clínicos de probabilidade pré-teste de doença arterial coronária para predizer isquemia miocárdica moderada a acentuada”, o estudo, que agora está em fase de publicação, fez uma análise retrospectiva de dez anos comparando resultados de exames de Cintilografia e escores clínicos utilizados para predizer isquemia miocárdica. Essa é a primeira vez que uma pesquisa avalia escores usando esse tipo de exame. “O estudo mostrou que os escores utilizados hoje na consulta clínica não são os mais adequados para investigar a isquemia miocárdica. Considerando que esses escores são utilizados para investigação de isquemia miocárdica, não só da obstrução das artérias, é necessário que o cardiologista use outras informações”, explica Dr. Miguel Morita.

Atualmente, os escores são calculados em uma consulta para investigar a possibilidade do paciente ter uma doença coronária ou obstrução nas artérias. Para isso, são usados dados da avaliação clínica e entrevista, como sexo, idade, fatores de risco, características da dor no peito, entre outras informações. “Esses dados ajudam a determinar qual a chance de uma pessoa ter obstrução das coronárias e definir se são necessários exames complementares. A análise desses escores já é conhecida para determinar a chance de entupimento nas artérias, mas nós investigamos se eles são bons para investigar a presença de isquemia, que é a diminuição da circulação de sangue para o coração”, revela o cardiologista.

Quando um paciente tem um escore alto, tem uma chance grande de ter obstrução, assim como quem tem escore baixo, tem menores chances. “Esses escores são tão melhores quanto maior a capacidade deles de discernir o paciente que tem do que não tem a doença”, afirma Miguel Morita.

Com os resultados obtidos, o cardiologista assinala que agora precisam ser realizados novos estudos para definir uma nova forma de investigação clínica. “Para distinguir quem tem ou não maior chance de apresentar isquemia miocárdica é necessário um novo escore que indique mais adequadamente a necessidade e o tipo de exames para o tratamento da doença coronária”, esclarece.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version