SEGS Portal Nacional

Saúde

Aumentam casos suspeitos de Covid-19 nas obras

  • Terça, 08 Dezembro 2020 10:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Barbará
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Números ainda são pequenos, mas preocupam, afirmam presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP

Embora ainda inferior a 1% do contingente de trabalhadores, o número de casos suspeitos de Covid-19 está aumentando nos canteiros de obras. Foi o que constatou a 30ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente por SindusCon-SP e Seconci-SP.

Os casos suspeitos mais que dobraram, de 0,10% para 0,23% do número de trabalhadores; e os confirmados se mantiveram em 0,05%.

Esse aumento acompanha o repique da contaminação pelo coronavírus no país e preocupa bastante, afirmam Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP.

“Precisamos reforçar diariamente a orientação sobre uso correto das máscaras, higienização frequente das mãos e distanciamento. Devemos orientar à adoção destas medidas também fora do trabalho. É necessário motivar os trabalhadores a não cederem a uma falsa sensação de segurança, proporcionada pelas boas notícias a respeito das vacinas. Elas ainda tardarão a ser aplicadas em toda a população”, enfatizam Senra e Ishikawa.

Nesta 30ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 522 obras, envolvendo 34.758 empregos diretos e terceirizados, de 26 de novembro a 2 de dezembro.

Principais resultados da 30ª Pesquisa:

0,23% afastados por suspeita de Covid-19;
0,05% afastados por confirmação da doença;
519 obras em andamento e 3 paradas;
98% do pessoal estão em atividade;
100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa; basta enviar um e-mail para e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas pesquisa:

Cinco últimas
21ª à 25ª
16ª à 20ª
11ª à 15ª
6ª à 10ª
Cinco primeiras

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Jan 28, 2026 Saúde

Prescrição de medicamentos psiquiátricos por…

Jan 28, 2026 Saúde

Tosse no verão pode surpreender pais e se tornar…

Jan 27, 2026 Saúde

3 passos para manter o equilíbrio mental em 2026

Jan 27, 2026 Saúde

Volta às aulas | Como identificar distúrbios visuais…

Jan 27, 2026 Saúde

Calor intensifica inchaço e desconforto nas pernas e…

Jan 26, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e cirurgia plástica: quando são…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version