SEGS Portal Nacional

Saúde

NOVEMBRO AZUL - Homens passam boa parte da vida sem ir ao urologista e risco de câncer de próstata aumenta

  • Sexta, 04 Dezembro 2020 10:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  marina harriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médico do Fleury Medicina e Saúde alerta sobre a importância do acompanhamento da saúde e que visita frequente ao especialista deve ser priorizada em qualquer momento de vida

Em meio ao momento pandêmico, as idas rotineiras aos médicos foram adiadas por muitos brasileiros, assim como a continuidade de tratamentos. Com a retomada das atividades, ainda é preciso de consciência e cuidado. Existe a necessidade de reforçar que é preciso continuar os acompanhamentos com os especialistas, e a chegada da campanha do ‘Novembro Azul’ mostra uma importância ainda maior quando o assunto é homens que, muitas vezes, passam boa parte da vida sem se consultar com um urologista.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 65 mil ocorrências da doença são esperadas em 2020. No mundo, a estimativa é de que 75% dos casos ocorram a partir dos 65 anos e um dos principais fatores para isso, além da genética e a idade, é a falta de prevenção.

“Muitos homens, após a entrada da adolescência, com 13 anos, só voltam ao médico depois dos 50 anos e, na maioria das vezes, motivados por sintomas que sinalizam problemas. O câncer de próstata, em sua fase inicial, tem evolução silenciosa. É na etapa avançada que pode provocar dores, dificuldade para urinar e insuficiência renal. Por isso é tão importante o acompanhamento da saúde”, explica o Dr. José Truzzi, coordenador da Urologia do Fleury Medicina e Saúde.

A detecção precoce da doença possibilita um tratamento mais eficaz e melhor recuperação do paciente. Para isso, é necessário fazer o rastreamento com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos periódicos, sendo recomendados como forma de prevenção a partir dos 50 anos de idade, e aos 45 anos se tiverem fator de risco familiar. Os testes para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata incluem o toque retal e o exame de sangue para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) – exames que são igualmente importantes e necessários.

Além do acompanhamento médico é essencial ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos regularmente, manter o peso corporal adequado, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Muitas vezes por medo, tabu e desconhecimento, os homens acabam descuidando da saúde, o que dificulta a prevenção de diversas doenças e, principalmente, o câncer de próstata.

Tratamentos direcionados

O rastreamento do câncer de próstata é recomendado dos 45 aos 75 anos de idade e deve ser feito anualmente por meio do exame de sangue, o PSA, e/ou por meio do exame de toque retal.

Já para identificar os tumores mais agressivos, é possível realizar o Oncotype DX - Genomic Prostate Cancer (GPS), em que são estudados 17 genes para auxiliar na decisão entre acompanhamento clínico versus tratamento cirúrgico, associado ou não à radioterapia. Com todas essas informações, o exame auxilia os médicos na definição do diagnóstico de forma confiável e na tomada de decisão para estabelecer um plano de tratamento adequado.

Estima-se que entre 5% a 10% dos casos de câncer de próstata são de origem hereditária. Assim, há, ainda, o Painel Câncer de Próstata Hereditário, que avalia 19 genes e tem por finalidade identificar o risco genético do câncer de próstata entre as gerações.

Onde os testes estão disponíveis

Todos os exames citados estão disponíveis nas unidades do Fleury Medicina e Saúde, nos 29 hospitais clientes do Grupo Fleury espalhados pelo Brasil e por meio da plataforma Fleury Genômica.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em Medicina Diagnóstica e de Precisão, o Fleury oferece 3,5 mil testes em 37 diferentes especialidades médicas. Entre as recentes inovações ofertadas está a plataforma Fleury Genômica, canal dedicado a atender com excelência clientes e médicos e que possibilita a realização de testes genéticos em amostra de saliva, sangue e biópsias inteiramente online, mediante pedido médico para clientes situados em qualquer região do País e do mundo. Também é precursor no conceito de Centro Integrado de Medicina Diagnóstica, que oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica e serviços singulares, como o Fleury Kids, para atendimento infantil; Gestar Fleury, dedicado à medicina fetal; Imagem Osteomuscular, dedicado a doenças osteomusculares; entre outros. Em atenção primária, atua com a marca SantéCorp. E na área terapêutica, mantém um Centro de Infusões. O Fleury tem unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Barueri (SP), Cotia (SP), Campinas (SP) e Jundiaí (SP), além de Brasília (DF).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version