Logo
Imprimir esta página

"A importância da família como sustentação mental para uma possível nova onda de Covid-19", por Bruna Richter, psicóloga

Diante das últimas notícias no cenário internacional, aumenta a possibilidade da aproximação de uma segunda onde do Covid-19 em nosso país. Perante o exposto, percebemos o impacto dessa situação na saúde mental da população, que se mostra temerosa e enfraquecida por se perceber mais uma vez refém e impotente em meio à força da natureza e às consequências por ela geradas.

O regime de isolamento social, reatualiza uma das questões centrais do ser humano a respeito de limitações. Perante aquilo que não temos a possibilidade de controlar, nos entendemos partidos, furados, vazios. Nossa impotência fica em evidencia desencadeando comportamentos e afetos negativos em relação às nossas potencialidades.

Entretanto, temos como nossos grandes aliados nesse momento àqueles que moram conosco. A consciência de que passamos pela mesma complexidade une as pessoas e desperta novas maneiras de vinculações. Não é incomum ouvirmos como esse tempo estendido em casa possibilitou uma maior interação de pais, que usualmente passariam o dia inteiro longe, com seus filhos.

Além disso, pessoas que estavam desconectadas por conta dos seus próprios afazeres, se encontram cada vez mais unidas em prol do melhor funcionamento da rotina doméstica. Nesse sentido, o suporte que a família fornece a cada um de seus integrantes tem um impacto decisivo na capacidade de enfrentamento das dificuldades, mesmo diante de tantos obstáculos que se apresentam.

De certo, 2020 nos trouxe muitas reflexões. Nele enfrentamos com maior proximidade nossa impermanência e percebemos o quão curta nossa vida pode ser. Talvez por isso, tenhamos nos apoiado tanto naqueles que nos conhecem mais para superar obstáculos. Cabe ainda lembrar que a privação de nossas escolha traz um impacto profundo em nosso mundo psíquico. Contudo, podemos sempre aproveitar da sustentação familiar para transcender, com a finalidade de não renunciar à liberdade mental, face às novas possibilidades que se apresentam.

Sobre a autora

Bruna Richter é graduada em Psicologia pelo IBMR e em Ciências Biológicas pela UFRJ, pós graduanda no curso de Psicologia Positiva e em Psicologia Clínica, ambas pela PUC. Escreveu livros infantis: "A noite de Nina - Sobre a Solidão", "A Música de Dentro - Sobre a Tristeza" e " A Dúvida de Luca - Sobre o Medo". A trilogia versa sobre sentimentos difíceis de serem expressos pelas crianças - no intuito de facilitar o diálogo entre pais e filhos sobre afetos que não conseguem ser nomeados. Inventou também um folheto educativo para crianças relacionado à pandemia, chamado "De Carona no Corona".

Bruna é ainda uma das fundadoras do Grupo Grão, projeto que surgiu com a mobilização voluntária em torno de pessoas socialmente vulneráveis, através de eventos lúdicos, buscando a livre expressão de sentimentos por meio da arte. Também formada em Artes Cênicas, pelo SATED, o que a ajuda a desenvolver esse trabalho de forma mais eficiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto