SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital Paulista adquire novos equipamentos para ampliar e qualificar ainda mais atendimento

  • Sexta, 23 Outubro 2020 12:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thassio Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Rinomanômetro e videonistagmógrafo são usados no tratamento de doenças nasais e auditivas

As cirurgias para correção de obstrução nasal e de suporte às alergias que mais afetam o nariz podem gerar muitas dúvidas relativas ao pré e pós-operatório. Afinal, a partir de quando é recomendável o processo cirúrgico? Como aferir o nível de comprometimento e posterior melhora da respiração em um paciente?

Para auxiliar nestas questões, o Hospital Paulista passou a contar neste mês de outubro com um novo aparelho médico: o rinomanômetro. Sob responsabilidade técnica das otorrinolaringologistas Cristiane Passos Dias Levy e Sheila Maria Cardinali Tamiso, o equipamento permite a realização da rinomanometria computadorizada e da rinomanometria acústica.

“É um aparelho responsável por exames ligados à parte respiratória. Ele auxilia no diagnóstico, mas também no período pré e pós-operatório de cirurgias nasais”, explica Sheila.

De acordo com Cristiane, a rinomanometria permite uma avaliação mais moderna e precisa do comprometimento respiratório de pacientes que relatam problemas nasais. “Com o rinomanômetro, o otorrinolaringologista pode identificar se a queixa do paciente é apenas uma impressão ou, por exemplo, se uma das cavidades apresenta maior dificuldade na passagem do ar”, destaca.

Por sua vez, no pós-operatório, o rinomanômetro é utilizado para estabelecer comparações e demonstrar a efetividade do procedimento cirúrgico a que o paciente foi submetido. Essa avaliação permite uma maior eficácia na continuidade do tratamento, garantindo, inclusive, segurança ao paciente e à equipe médica quanto à cirurgia realizada.

“Na rinomanometria computadorizada, um terminal de pressão é posicionado em cada cavidade nasal para aferir seu funcionamento. A partir dele, o médico consegue identificar o diferencial de pressão e o fluxo aéreo transnasal em cada cavidade. Assim, é possível quantificar a resistência ao fluxo aéreo no nariz. Ou seja, o ‘tamanho’ da dificuldade do paciente em respirar pelo nariz”, afirma Cristiane.

É uma medição objetiva do fluxo, que também permite avaliar a eficácia dos tratamentos de rinites alérgicas, quadros de desvio de septo e crianças com adenoides e graduar os efeitos dos tratamentos em pacientes que são classificados como respiradores orais.

“Já a rinomanometria acústica calcula as áreas transversais da cavidade nasal, desde as narinas até a nasofaringe. Por ser um exame estático, sua aplicação independe do fluxo aéreo transnasal. O método permite avaliar medidas antes e depois do uso de descongestionantes, verificando se a causa da obstrução nasal é principalmente esquelética ou mucosa”, completa Sheila.

O rinomanômetro já está em pleno funcionamento e é mais uma das opções oferecidas pelo Hospital Paulista aos pacientes, de modo a garantir a eficácia de tratamentos cirúrgicos no nariz.

Videonistagmógrafo

Outra novidade do Hospital Paulista na reta final de 2020 é a segunda unidade do videonistagmógrafo. O aparelho é responsável pela videonistagmografia, um exame capaz de testar a função do labirinto e as suas funções neurológicas relacionadas.

O procedimento permite aferir, por exemplo, se a tontura é causada pela vertigem posicional paroxística benigna ou pela doença de Menière (enfermidades do ouvido interno) ou ainda se está relacionada a doenças neurológicas, como a esclerose múltipla ou um acidente vascular cerebral.

“A segunda unidade do videonistagmógrafo permite ao Hospital Paulista ampliar seu atendimento, resultando em maior comodidade aos pacientes. Trata-se de um exame muito importante, responsável pela avaliação vestibular, e essencial no diagnóstico correto e preciso dos pacientes que se queixam de tontura”, explica o otorrinolaringologista Ricardo Schaffeln Dorigueto.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada, a 300 metros da estação Hospital São Paulo (linha 5-Lilás) e a 800 metros da estação Santa Cruz (linha 1-Azul/linha 5-Lilás), possui 42 leitos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, mensalmente, 500 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e pronto-socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo a zero. Dispõe de profissionais de alta capacidade e professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version