SEGS Portal Nacional

Saúde

Segundo a OMS, Brasil Lidera o Ranking de Países com Mais Ansiosos no Mundo

  • Quarta, 07 Outubro 2020 10:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Psicólogas da Zero Barreiras dão dicas de como controlar a ansiedade

De acordo com dados recentes da Organização Mundial de Saúde – OMS, a ansiedade é um problema grave em todo mundo e atinge cerca de 18,6 milhões de pessoas, que equivale a 9,3% da população. Esse quadro coloca o Brasil como líder no ranking de países com mais ansiosos no mundo.

Atentas a essa questão, as psicólogas Christiane Valle e Patrícia Lenine, da Zero Barreiras, listaram cinco dicas para que as pessoas possam controlar os picos de ansiedade.

1 – Diga não.

Aprender a dizer não é um grande desafio para a maioria das pessoas, porém, esse ato pode evitar uma sobrecarga emocional muito grande. Isso impõe limites para que as situações não saiam do controle e se tornem mais angustiantes.

2 - Respiração Diafragmática

Ela é considerada a respiração ideal porque faz com que o ar passe pelo abdômen, pelo todo o corpo e chegue ao cérebro. Esse processo ajuda a diminuir o estresse e ansiedade.

3- Meditação

Quando meditamos concentramos toda a nossa atenção ao nosso interior. Assim, conseguimos acalmar os pensamentos, relaxar, trazer um pouco mais de tranquilidade ao dia a dia e diminuir a ansiedade. Um estudo da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, comprovou que esses resultados são possíveis com práticas de meditação por 30 minutos diariamente.

4- Reacender hobbies

Os hobbies podem funcionar como ansiolíticos porque são atividades que nos trazem prazer e que nos fazem esquecer um pouco as pressões do dia a dia. Mesmo que no começo não se tenha vontade de praticar nenhuma atividade, com o tempo a empolgação tende a aumentar.

05 - Anotar diariamente os momentos em que ficamos ansiosos para descobrir quais são os gatilhos. – “Através deste pequeno controle diário é mais fácil identificar os gatilhos responsáveis pela ansiedade e ainda aprender a desarmá-los antes que acabei se intensificando e até mesmo cronificando e levando a uma situação mais grave como um burnout” – finaliza Christiane Valle.

Sobre as profissionais:

Christiane Valle é formada em psicologia pela PUC-Rio. Tem pós-graduação em psicologia clínica pela PUC-Rio; é responsável pelo departamento Qualidade de Vida na Nephro Consultoria desde 2008; atende em consultório particular com foco em doença crônica, desde 2000; atuou como psicóloga-assistente Hospital Barra D’Or entre 1998 e 2001; e atualmente é uma das coordenadoras da Zero Barreiras.

Patrícia Lenine é formada pela UERJ, com especialização em Gestalt Terapia, Programação Neuro Linguística e Coaching. Possui mais de 20 anos de experiência profissional e um desejo constante pela aprendizagem. Atualmente vem estudando sobre as técnicas corporais no processo psicoterapêutico e coordena a Zero Barreiras.

Sobre a Zero Barreiras

Sob o comando das psicólogas Christiane Valle e Patrícia Lenine, a Zero Barreiras iniciou o atendimento terapêutico virtual em 2017. Hoje, a rede conta com 140 profissionais altamente capacitados para consultas onde quer que as pessoas estejam. Com a missão de ajudar a sociedade a ter um novo olhar sobre a saúde mental, por meio da consulta online, utilizam a tecnologia para ampliar o campo de atuação da psicologia no Brasil. A curadoria próxima e atuante oferece mais de 15 diferentes especialidades para atender a necessidade de cada indivíduo com o objetivo de ajudá-lo a se conhecer melhor, tomar decisões acertadas, aderir a um tratamento efetivo e superar obstáculos para, então, recuperar a qualidade de vida. Para participar basta ter mais de 18 anos ou 16 anos mediante autorização dos responsáveis. Além do acesso à internet com vídeo e voz ativos, é necessário um espaço tranquilo para a realização da consulta. A pessoa escolhe o melhor lugar para a realização do atendimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version