SEGS Portal Nacional

Saúde

Dia Mundial do Coração alerta para continuidade dos tratamentos cardiológicos durante a pandemia

  • Sexta, 02 Outubro 2020 11:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doenças cardiovasculares seguem sendo o principal fator de risco para a Covid-19 no Brasil; Cardiologista do Hospital Santa Catarina, na Av. Paulista, fala sobre prevenção e uso de medicamentos

No final de setembro, o mundo médico voltou as atenções para o Dia Mundial do Coração, data criada em 2000 que tem por objetivo alertar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis para preservar a saúde do coração. Isso porque, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, com cerca de 15 milhões de óbitos todos os anos, representando 30% do total de mortes pelo mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem infarto agudo no miocárdio anualmente, e 30% desses casos são fatais.

A situação é ainda mais preocupante em tempos de pandemia, já que pessoas com doenças cardiovasculares são as mais frequentes vítimas fatais da Covid-19 no Brasil, representando quase 40% do total de óbitos pela doença no país. É o fator de risco mais comum para o novo coronavírus, na frente de diabetes e problemas pulmonares. Levantamentos recentes mostram que 25% dos brasileiros que moram em capitais têm pressão alta, o que pode piorar a evolução de uma infecção viral. A taxa sobe para 60% entre pessoas acima dos 65 anos.

De acordo com o cardiologista do Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo, Dr. Diego Gaia, para quem tem uma insuficiência cardíaca, qualquer inflamação no corpo é como se fosse um grande estresse para o organismo, e a infecção viral leva a uma série de reações responsáveis por desequilibrar o funcionamento do coração. “No início da pandemia, havia o receio de que medicamentos para hipertensão e outros problemas do coração pudessem agravar a evolução da Covid-19, mas hoje já há estudos comprovando que isso não ocorre. Na verdade, interromper os tratamentos das cardiopatias é o que aumenta o risco à saúde, podendo gerar uma crise hipertensiva, trombose ou infarto”, afirma o médico.

Sintomas e prevenção

Falta de ar, aperto, queimação ou pontadas no tórax, associadas a formigamento ou dores nos braços, mandíbula ou nas costas, são alertas para procurar imediatamente um cardiologista. Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência de cardiopatias, como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide, colesterol alto e histórico familiar.

“Qualquer doença descoberta precocemente tem muito mais chances de ser tratada e controlada, e com o coração não é diferente. O eletrocardiograma é o exame mais importante, mas, inicialmente, uma simples coleta de sangue pode detectar níveis de colesterol, glicemia, função renal e tireoidiana que estejam fora do padrão. Outros exames, como raio-x de tórax, ecocardiograma, teste ergométrico, cintilografia miocárdica e angiotomografia de coronárias, quando indicados, ajudam a elucidar as doenças cardiovasculares”, destaca o cardiologista Dr. Diego Gaia.

Além de consultar um médico periodicamente para manter um tratamento adequado, o especialista do Hospital Santa Catarina lembra que a prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, são fundamentais para combater as principais doenças do coração.

Desde o início da pandemia, os hospitais registraram, de forma geral, uma queda acentuada nos atendimentos, o que traz preocupações para o diagnóstico e continuidade do tratamento dos pacientes com doenças cardiológicas. Para reverter esse cenário, o HSC adotou novos fluxos, com distanciamento, monitoramento seguro nas catracas de acesso, telemedicina e medicação por drive-thru, aplicação de exame Covid-19 sem custo para todos os pacientes cirúrgicos 72 horas antes do procedimento, segregação de leitos e salas cirúrgicas para que não haja contato com pacientes com Covid-19, acompanhamento após a alta, entre outras ações, reforçando as medidas de segurança para os pacientes.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros. Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version