SEGS Portal Nacional

Saúde

Mitos e verdades sobre o uso de probióticos em idosos

  • Sexta, 18 Setembro 2020 10:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valéria Vargas
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

No Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que são mais de 30 milhões de idosos, o que representa 14,6% da população.

Uma alimentação equilibrada contribui para se viver mais e com saúde. Com orientação médica e nutricional, a suplementação de probióticos é um aliado na terceira idade. No entanto, algumas dúvidas costumam surgir quando o assunto é o cuidado com a microbiota, até poucos anos atrás conhecida como flora intestinal.

Para esclarecer alguns mitos, convidamos a alergista e imunologista Ana Paula Castro, médica assistente da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. “Os probióticos não têm contraindicação e podem ser parte de uma vida saudável. É uma estratégia segura para manter qualidade de vida, mas também conciliando com uma rotina de atividade física e alimentação equilibrada”, explica a médica.

Lembre-se de consultar sempre o seu médico!

O funcionamento do intestino do idoso pode melhora com probióticos.

Verdade. “Quando o intestino está um pouco ‘atrapalhado’ ocorre o que chamamos de disbiose, que é um desequilíbrio das funções intestinais. Quando estamos mais velhos, questões nutricionais e hábitos alimentares podem levar a isso. Importante ter um bom acompanhamento nutricional. O uso de probióticos ajuda nessa regulação. Importante lembrar de fazer exames periódicos, como prevenção de câncer de cólon”, explica a médica Ana Paula Castro.

Idosos que tomam medicamentos de uso contínuo, como para controle de hipertensão arterial, colesterol, diabetes, não podem usar probióticos porque cortam o efeito.

Mito. “Probióticos não são remédios, eles são bactérias vivas e assim chegam ao seu intestino, lá se proliferam, reequilibrando o funcionamento intestinal. Não tem nada em sua formulação que possa descompensar uma doença de base. Vai ajudar a ter uma vida intestinal mais regulada, e com isso, garantir bem-estar”, detalha a especialista.

Pessoas da terceira idade que sofrem com diarreias vão se beneficiar com uso de probióticos.

Verdade. “As diarreias no dia a dia refletem pequenos processos infecciosos e algumas intolerâncias alimentares. Sim, o probiótico pode ajudar na regulação desse intestino, a flora intestinal é convidada a se reequilibrar. O probiótico ajuda na integridade da parede do intestino. Mas, caso os sintomas persistam, consulte um médico”, orienta a alergista e imunologista.

Uso do probiótico é aliado na prática de atividade física.

Verdade. “Pessoas que realizam atividade física precisam estar atentas à alimentação. À medida que se encantam com os esportes, precisam de uma alimentação balanceada e o intestino deve funcionar bem. O Lactobacillus rhamnosus GG têm papel na regulação intestinal. Com isso, com uma melhor regulação intestinal haverá uma melhor circulação nessa região. Isso é de grande importância durante a prática do exercício, para que o sangue vá para o lugar certo”, diz a médica.

Há limite de idade entre idosos para tomar probióticos.

Mito. “Não há limite de idade para o uso de probióticos. São suplementações bastante seguras e podem ser usadas em qualquer faixa etária. Existe alguma preocupação, discreta, em relação a pessoas com comprometimento imunológico muito grave, como quimioterapias severas que atinjam o estado geral de um paciente, ou em situações de depressão imunológica bastante grave”, explica Ana Paula.

Cultive seu melhor

Com o slogan “Cultive Seu Melhor”, Culturelle® Probiótico chega às farmácias de todo o Brasil com um portfólio amplo, atendendo às necessidades de homens e mulheres adultos, gestantes e crianças, com recomendação para uso diário.

Essa é a marca de probiótico mais prescrita por pediatras e a mais recomendada por farmacêuticos nos Estados Unidos, sendo a de maior confiança do consumidor no mercado americano.

Para adultos, Culturelle® Probiótico Saúde Digestiva tem apresentações de 10 e 30 cápsulas vegetais com 10 bilhões de culturas ativas (UFC) de origem natural, sem glúten e livre de lactose e açúcar, com recomendação de uso de 1 cápsula ao dia.

Para crianças a partir de 1 ano de idade, a marca lança inicialmente Culturelle® Probiótico Junior em 2 apresentações, sachês e comprimidos mastigáveis.

A apresentação recomendada a partir de 1 ano de idade vem com 6 sachês unitários e 5 bilhões de culturas ativas (UFC). Pode ser adicionada em alimentos e bebidas para consumo.

Já a apresentação em 10 comprimidos mastigáveis é indicada para crianças a partir de 3 anos de idade e também vem com 5 bilhões de culturas ativas (UFC).

Sobre a Cellera Farma

Cellera Farma é resultado da aquisição do Instituto Terapêutico Delta e da empresa MIP Brasil Farma, com o investimento do grupo Principia Capital Partners em parceria com o sócio Omilton Visconde Junior, empresário com grande experiência no mercado farmacêutico brasileiro. Localizada na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, a planta fabril tem 25 mil metros2 de área total construída, aprovada pela Anvisa como planta de produção para medicamentos, cosméticos, produtos para saúde.

Culturelle® e Culturelle JuniorTM são marcas registradas da DSM.

LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.

Reg. MS: 673990004/673990003/673990002


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version