SEGS Portal Nacional

Saúde

Você sabe o que é sepse?

  • Terça, 15 Setembro 2020 13:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Teca Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

ILAS promove Live para população sobre Sepse

Semana da Conscientização sobre a Sepse

Como parte da Campanha de Conscientização Sobre a Sepse, o ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse promoverá na próxima sexta-feira (18 de setembro), das 18h30 às 19h30, a Live “O que é Sepse”, destinada ao público. A Live acontecerá simultaneamente da Fanpage ILAS-Dia Mundial da Sepse e no Instagram ILASepse.

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. É importante esclarecer que não se trata de uma infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente.

Esse ano, devido à pandemia, toda Campanha está sendo digital e com o foco em quatro pilares:

Prevenção - o principal dos 4 pilares nesta Campanha. O objetivo é tentar focar na prevenção, principalmente por estarmos no meio de uma pandemia viral em que os infectados morrem por sepse. “Prevenir infecção é prevenir, inclusive, a COVID-19 e, consequentemente, previne-se sepse. Se há prevenção, nenhum dos outros pilares será necessário. Por isso a importância deste pilar”, explica a Dra. Flávia Machado

Reconhecimento Precoce - Se há infecção, o reconhecimento precoce é indispensável para que haja sobrevida deste paciente e menos sequelas. Reconhecendo precocemente, o tratamento adequado pode ser imediatamente providenciado, com mais chances de desfecho favorável e promoção do bem estar do paciente.

Tratamento - Tratamento imediato e adequado baseado nas diretrizes sugeridas pelo ILAS dentro da primeira hora do diagnóstico de sepse. Como falado anteriormente, reconhecimento precoce + tratamento adequado na primeira hora = melhor prognóstico, sobrevida e menos sequelas do paciente

Reabilitação – Muito sobreviventes da sepse ficam com sequelas, algumas bastante graves e por longos períodos. Esse é mais um dos desafios para a sepse. Todo paciente séptico deve ter acesso a um plano multidisciplinar de reabilitação ainda durante o período de internação e um plano de alta adequado, que englobe diversos aspectos na recuperação desse doente. Além de evitar nova infecção que é tão comum nos pacientes sépticos.

Últimos dados (2019) – Estima-se em cerca de 15 a 17 milhões o número de pacientes com sepse por ano no mundo, os quais contribuem com mais de 5 milhões de mortes anualmente. No Brasil, recente publicação evidenciou aumento no número de casos dessa síndrome nos últimos anos. A incidência de sepse grave e choque séptico situam-se em 27 e 23% respectivamente e a taxa de mortalidade global foi de 22%, sugerindo que a sepse é o maior problema de saúde pública nas unidades de terapia intensiva do país.

Desde 2005, o ILAS computa dados de instituições que participam do Programa de Melhoria de Qualidade – Protocolos Gerenciados de Sepse, possuindo, assim, um banco de dados robusto, com mais de 90 mil pacientes com diagnóstico de sepse e choque séptico em nosso país, registrados no “Relatório do Programa de Melhoria – Protocolos Gerenciados de Sepse”.

Os dados registrados de 2019, que contou com a participação de 84 instituições de saúde do Brasil, registrou 15.571 com sepse e choque séptico, sendo 5.979, em instituições públicas, com letalidade de 38,8%, e 9.592, em instituições privadas, com letalidade de 21,2%. Acesse aqui o Relatório Completo.

Participantes da Live:

Dra. Flávia Machado

Professora Adjunta e Chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, dor e terapia intensiva da Universidade Federal de São Paulo; Coordenadora Geral do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS); Diretora Científica da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (2108-2019) e Membro do International Sepsis Forum

Dr. Luciano Azevedo

Professor Disciplina de Emergências Clínicas HC-FMUSP; Superintendente de Ensino Sírio-libanês Ensino e Pesquisa e Ex- Presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse (2016-2019)

Dra. Daniela Souza

Vice-presidente eleita do Instituto Latino Americano de Sepse (2020 – 2021); Médica da UTIP do Hospital Universitário da USP e do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, em ambos exerce as atividades de assistência, ensino e pesquisa; Membro do Comitê de Sepse da SLACIP (Sociedad Latino Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos); e Membro do Painel de Especialistas da Pediatric Sepsis Definitions (SCCM/ WFPICCS)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version