SEGS Portal Nacional

Saúde

Nasal tip: complexa cirurgia de contorno da ponta do nariz pode mudar e muito a harmonia da face

  • Quarta, 19 Agosto 2020 18:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com estrutura complexa, pouca irrigação sanguínea e pele com pouca espessura, cirurgia de contorno da ponta nasal deve ser feita apenas por profissionais experientes para evitar deformidades

Você pode sonhar em ter o nariz de algum famoso, mas o melhor para a harmonia facial é que ele esteja de acordo com os seus traços estéticos. E um dos pontos mais complexos em uma cirurgia de rinoplastia é o contorno da ponta do nariz. “A ponta nasal é a parte mais desafiadora do procedimento. Isso acontece porque ela tem uma estrutura complexa, pouca irrigação sanguínea, uma pele de espessura muito fina e com uma textura de envelope dificultam o trabalho e as manobras cirúrgicas. Por esse motivo, o procedimento só deve ser feito por um médico experiente”, diz o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™. “A mudança na ponta nasal deve ter por base a definição, projeção e rotação, além do comprimento nasal. Quando bem feita, a cirurgia pode trazer excelentes resultados para a harmonia facial e até um efeito rejuvenescedor”, explica o médico.

As principais alterações em cirurgias desse tipo são em pacientes com a ponta nasal larga, estreita ou caída. De acordo com o Dr. Mário, os contornos nasais ideais são caracterizados por uma linha estética da ponta do osso do nariz (entre os olhos) e prossegue inferiormente à ponta onde a linha termina a margem alar (onde começa a ponta do nariz em cada lado). “Essa é uma das características desejáveis de uma ponta nasal com contornos favoráveis e é claramente refletida pela triangularidade da base do nariz”, diz o médico.

Uma das técnicas mais interessantes para trazer resultado à ponta do nariz é a rinoplastia preservadora, que tem como pilar também preservar as cartilagens da ponta nasal, além do dorso. “A rinoplastia preservadora tem como objetivo corrigir problemas estéticos e funcionais do nariz de maneira menos agressiva que a rinoplastia estruturada, técnica tradicional que, apesar de trazer bons resultados a longo prazo, exige longo período de recuperação e causa dificuldades caso seja necessária uma segunda intervenção”, explica o Dr. Mário Farinazzo, um dos pioneiros da técnica no Brasil. “Por meios de cortes internos, o cirurgião identifica e separa as estruturas chaves do nariz, moldando cartilagens e estruturas ósseas. A sustentação é feita através de ligamentos naturais presos à pele e, como resultado, o nariz fica com uma aparência mais natural e harmônica, além de preservar quase que completamente sua elasticidade e mobilidade originais. É principalmente nesse ponto que a rinoplastia preservadora se diferencia da rinoplastia estruturada, pois na técnica tradicional o nariz é completamente desmontado e ao ser remontado, o que é feito por meio de enxertos de cartilagem retirados do próprio septo, tende a se tornar mais rígido”, afirma.

Mas independente da técnica, o mais importante é buscar um cirurgião plástico experiente, já que erros na região podem piorar muito a aparência. Casos em que a ponta nasal torna-se cada vez mais fina dificultam a correção posterior. “O uso de enxertos se faz necessário quando isso ocorre. Por isso, o mais importante é que você busque um cirurgião plástico que tenha experiência para realizar o diagnóstico correto e indicar a melhor técnica para você”, finaliza o Dr. Mário Farinazzo.

FONTES:

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version