SEGS Portal Nacional

Saúde

Inovações tecnológicas na saúde: testes genéticos são capazes de descobrir a sua ancestralidade ou até mesmo alertar sobre predisposição a doenças

  • Segunda, 03 Agosto 2020 11:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karen Estevam
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Neste Dia Nacional da Saúde fica o convite para entender como a tecnologia e a ciência genética estão permitindo uma oportunidade à vida e um papel de protagonismo aos indivíduos

Em 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde como uma forma de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados físicos e mentais. Porém, de alguns anos para cá, o barateamento da ciência genética aproximou-se da rotina das pessoas, principalmente no exterior, e agregou uma nova noção sobre se antecipar às suas origens, aos riscos e doenças que podem ter sua predisposição mapeadas no DNA de cada um. E a boa notícia é que agora toda essa inovação está disponível no Brasil.

Possivelmente você já se perguntou de onde vêm as suas origens. A maioria de nós já ouviu falar sobre os seus antepassados: como vieram ao Brasil, quais suas tradições, a característica mais marcante do seu povo e, claro, tendências de saúde. Nas últimas décadas a maior disponibilidade de tecnologia para o sequenciamento genético humano facilitou o desenvolvimento de produtos chamados de Teste de Ancestralidade, que permitem descobrir em detalhes quem foram os nossos antepassados. Nos Estados Unidos um kit desses foi o item mais vendido na Black Friday da Amazon em 2018. Segundo o MIT Technology Review, ao menos 26 milhões de pessoas já coletaram amostras de saliva ou de células da bochecha para ter parte do genoma analisado. E a expectativa é que em aproximadamente dois anos mais de 100 milhões de indivíduos no mundo tenham acesso a detalhes sobre sua história.

E as inovações não param por aí. “Essa maior disponibilidade de tecnologia barateou todo o processo e também gerou um aumento exponencial de conhecimento que abre muitas oportunidades para que as pessoas se conheçam biologicamente e, diante disso, possam tomar melhores decisões sobre si, com o objetivo de ganhar qualidade de vida e longevidade”, pontua Cesário Martins, diretor do meuDNA, healthtech de mapeamento genético.

Em um exemplo aplicado, de acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, serão 625 mil novos casos de câncer no Brasil só em 2020. Então, uma pessoa ao saber precocemente que possui 70% a mais de chances de desenvolver câncer de mama pode:

Tomar a decisão de diminuir o intervalo das consultas de prevenção no intuito de realizar um acompanhamento mais próximo;
Passar a avaliar a melhor escolha de plano de saúde para ela, considerando a cobertura de médicos especialistas e uma rede referência no tratamento da doença, caso um dia precise recorrer a ele;
Avaliar com seu médico de confiança possibilidades de prevenção válidas para o seu caso. Por exemplo: se lembra que há alguns anos a atriz Angelina Jolie retirou as mamas em função de uma alta taxa de predisposição a desenvolver câncer de mama? Isso foi possível em função de ela conhecer seus dados biológicos.

O mesmo vale para infinitas outras possibilidades como cânceres de ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças, como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson. E essas são exatamente as nove predisposições medidas hoje pelo teste genético mais barato e mais avançado oferecido no Brasil: o meuDNA Saúde. À venda pelo site meudna.com por R$1.199, o usuário recebe em sua casa tudo o que precisa para fazer, por conta própria, a coleta do DNA pela saliva, com o cotonete apropriado. Após essas etapas, ele envia o kit ao laboratório por Correio. Em cerca de seis semanas, recebe o e-mail para acessar os resultados.

No laboratório nacional especializado em Sequenciamento de Nova Geração (NGS), o DNA é analisado através da tecnologia de Exoma, que faz um sequenciamento completo dos genes. Por meio de inteligência artificial e bioinformática, as informações são comparadas com tudo o que já existe nos bancos de dados genéticos, para identificar as variações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças. No caso do Câncer de Mama e Ovário, por exemplo, o meuDNA Saúde analisa todas as 15 mil letras dos genes BRCA1 e BRCA2, para identificar eventuais alterações genéticas associadas à doença. Para se ter uma ideia, testes de laboratórios concorrentes identificam apenas um grupo reduzido de variantes genéticas, em geral entre 3 e 15.

E para quem quiser agregar a essa experiência uma pitada de história, a empresa oferece ainda o meuDNA Premium que com a mesma amostra de saliva, além do relatório de saúde, entrega também um compilado sobre as suas origens genéticas. São consideradas 88 populações ao redor do mundo. É uma possibilidade do usuário experienciar a jornada do seu DNA, até oito gerações atrás, o equivalente aos bisavós dos tataravós. Os resultados também vêm acompanhados de informações sobre a história e cultura de cada povo.

“Com o acesso às informações genéticas, o usuário tem a oportunidade de fazer escolhas melhores para sua saúde e também pode incentivar os familiares a conhecerem o próprio risco”, comenta o executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version