SEGS Portal Nacional

Saúde

O home office está mexendo com a sua saúde?

  • Terça, 07 Julho 2020 11:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angélica Soller
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com pandemia do Covid 19 e as significativas mudanças no ambiente corporativo, o modelo home office já esta sendo considerado o “novo normal”. Mas, em muito casos, pode estar afetando a saúde física e emocional do funcionário.

Acordar, tomar café, se arrumar e sair para o trabalho. Só que não. Para muitas pessoas, essa rotina não existe mais. O “sair para trabalhar” mudou de endereço. O expediente agora é de casa, com o notebook no colo, ou na mesa de jantar ou no balcão da cozinha americana, sentado no banquinho. Este é o cenário do ano 2020, marcado por grandes mudanças, tanto na esfera profissional como pessoal, por conta do Coronavírus que se espalhou pelo mundo. A necessidade de migração do ambiente corporativo para o doméstico, talvez seja um dos maiores desafios que as empresas e seus colaboradores estão enfrentando. A fim de ajustar a rotina a essa nova realidade - cuja tendência é se transformar em um “novo normal”- alguns cuidados devem ser observados para preservar a saúde física e mental, e não comprometer a produtividade no trabalho.

Foi pensando nisso que as fisioterapeutas Gabriela Biagioni e Karin Hornos, sócias da Clínica Fisio Articular lançaram o “Saúde em Home Office”, programa multidisciplinar que contempla a assessoria nas áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e atividade física. “A partir do momento em que os colaboradores das empresas passaram a trabalhar em casa, percebemos em nossos clientes um aumento considerável nas queixas de dores nas costas, nos ombros, no pescoço, além de sintomas de ansiedade e uma certa confusão geral na organização do seu dia a dia”, explica Gabriela Biagioni.

A ergonomia é fundamental para o conforto

O programa “Saúde em Home Office” prevê uma série de medidas para adequar o funcionário ao novo local de trabalho. Por meio de entrevistas online e aplicação de questionários para observar as condições de saúde, ambiente e recursos materiais do colaborador, a equipe chega a um diagnóstico e, a partir daí, sugere os ajustes necessários. A começar pela ergonomia: altura da mesa, tipo de cadeira, posição do computador e do teclado, apoio para braços e pernas, são algumas alterações que fazem toda a diferença no conforto e bem-estar durante a jornada de trabalho.

A proposta traz ainda orientações importantes para que cada um organize sua rotina, com horários e agendas definidos, aulas de exercícios laborais de alongamento, fortalecimento, respiração e treino ocular para visão cansada por tempo de tela. Inclui-se também a sugestão de alimentos e cardápio para uma dieta saudável e balanceada, atividade física diária, tudo adaptável ao ambiente disponível.

Deborah Navarro, 48, gerente de vendas e Trade Marketing Latam da empresa Lindt, foi uma das clientes que adotou o home office e considera essa assessoria muito benéfica: “Me surpreendi com a abrangência do atendimento, pois foi além do corpo muscular, analisando outros parâmetros, como nutrição e mente. Me senti muito bem cuidada”.

O publicitário Victor Wedemann, 30, da empresa BMW, também avaliou positivamente o programa “Saúde em Home Office”. Wedemann recebeu orientações sobre ergonomia, alimentação, planejamento de rotina e participou de sessões de alongamento e exercícios respiratórios. “As aulas de alongamento foram muito boas, especialmente as de alongamento ocular, que não conhecia, e agora faço todos os dias. Os exercícios de respiração também têm me ajudado na concentração e no controle da ansiedade. Posso afirmar que, no meu caso, melhorou a produtividade, a minha postura física e organizou a minha mente”.

Caso a empresa contrate a assessoria da Clínica Fisio Articular, os tratamentos serão formatados sob medida- individual ou em grupo- de acordo com as necessidades observadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version