Logo
Imprimir esta página

COVID-19 na gestação: gravidade, transmissão vertical e aleitamento

Gestantes e puérperas levaram um susto ao serem incluídas no grupo de risco para COVID-19 pelo Ministério da Saúde esse mês. Mas isso não quer dizer que elas sejam mais propensas a contrair o vírus. “A inclusão nesse grupo seria mais no sentido de atenção do que de risco, já que as mulheres durante a gravidez e no pós-parto costumam ter a imunidade um pouco menor do seu estado”, conta Dr. Antonio Julio Sales Barbosa, obstetra e fundador do Centro Paulista de Parto Natural.

Não há, até o momento, nenhuma indicação que demonstre que as gestantes são mais propensas a contrair o Coronavírus. Em contrário, estudo realizado com 43 gestantes, em Nova Iorque, testando COVID-19 positivo, apontou que a grande maioria delas apresentou quadros leves, compatíveis com o de mulheres adultas não grávidas. Das 43 mulheres participantes do levantamento, 86% tiverem quadros leves da infecção, 9,3% quadros moderados e 4,7% quadros críticos, necessitando de internação em UTI.

Esse estudo contou também que, das mulheres admitidas, 32,6% não apresentava nenhum sintoma. As que apresentaram sintomas, como tosse seca (o mais frequente), febre, dor no corpo, falta de ar e dor de cabeça, não tiveram grande piora ou evolução da doença. “Apesar desse ser um estudo pequeno e premilinar, os primeiros resultados corroboram com a versão de que o COVID-19 não seria necessariamente mais grave nas gestantes. Se compararmos esses resultados aos de outras epidemias e pandemias, como Influenza e H1N1, percebemos que, neles, a gestante apresentava um quadro com possibilidade de piora muito maior; na COVID, o prognóstico é bem mais animador”, conta o doutor.

Parto e transmissão vertical

Outro ponto de bastante apreensão para as gestantes seria a necessidade de se submeter a uma cesárea caso testassem positivo para a doença. Mas isso, segundo o fundador do Centro Paulista de Parto Natural, não se apresenta como uma indicação. “Até o momento, não foram constatadas transmissões verticais, nem na gravidez, nem durante o parto. Portanto, caso seja do desejo da gestante, ela pode ter sim seu bebê via parto normal”.

O estudo nova-iorquino também aponta isso. 56% das gestantes incluídas no estudo teria seus bebês por parto natural, 44% via cesárea, com indicação obstétrica. Até a conclusão do estudo, 18 bebês já haviam nascido, nenhum deles com COVID-19 positivo, o que sustenta a hipótese de que não haja a transmissão vertical.

“Além de não haver a transmissão vertical, a OMS ainda incentiva o aleitamento materno, que deve ser realizado com cuidados redobrados para evitar contaminação, higienizando rigorosamente as mãos antes de pegar o bebê e usando máscaras”, finaliza o Dr. Antonio Julio


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto