Logo
Imprimir esta página

O que o coronavírus tem a ver com a sua alimentação?

A psicóloga Vanessa Bassan dá dicas de como enfrentar esse momento sem descontar na comida

O mundo passa por um grau de instabilidade que se assemelha a situações históricas extremas como o impacto causado por fenômenos que atuam conjuntamente: a pandemia do coronavírus deflagrando uma crise econômica agressiva. É natural que situações como essa gerem uma dose de insegurança na sociedade.

Aumenta a sensação de incerteza em trabalhadores que estão na ativa; diminui a esperança daqueles que procuram uma colocação; jovens que estão se preparando para o vestibular temem mudanças no calendário letivo; esportistas que durante quatro anos de sua vida esperam pelas Olimpíadas e não sabem sobre o dia de amanhã.

Esse cenário é um prato cheio para que sejam disparados os “gatilhos emocionais”, que são reações emocionais diante de situações negativas e que podem causar ataques de ansiedade, depressão, culpa ou vergonha e também culminar em episódios de compulsão alimentar.

A psicóloga Valeska Bassan dá conselhos do que fazer numa situação como essa para amenizar este momento de incertezas:

- Procurar desfocar da situação macro e, tentar, olhar para sua situação individual e avaliar quais os reais riscos para seu negócio, sua vida;

- Na medida do possível, tentar diferenciar quais são as preocupação reais dos seus medos;

- Pensar que a comida vai ser um anestésico momentâneo e não a solução para as suas questões emocionais;

- Tentar selecionar pontos positivos da situação, eles sempre estão lá;

- Quando for procurar pela comida, na medida do possível, se perguntar: estou com fome? estou com vontade? o que estou sentindo?;

- Em picos de stress procurar na sua rotina algo que goste de fazer e traga tranquilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto