SEGS Portal Nacional

Saúde

Rede filantrópica em São Paulo é representante brasileira em desafio mundial de enfermagem

  • Sexta, 14 Fevereiro 2020 12:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Enfermeiros da Associação Congregação de Santa Catarina vão elaborar programas de desenvolvimento da profissão como parte da campanha Nursing Now, da OMS

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), instituição filantrópica com sede em São Paulo que atua em 22 unidades nos eixos da Saúde, Educação e Assistência Social pelo país, está entre as cinco instituições brasileiras que aceitaram participar da campanha Nursing Now, considerada a maior ação internacional de empoderamento dos profissionais de Enfermagem.

O programa, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), tem como objetivo formar cerca de 20 mil enfermeiros e enfermeiros obstetras com menos de 35 anos de idade para serem protagonistas da saúde por meio do Desafio Nightingale. Nele, durante todo o ano de 2020, as instituições participantes irão elaborar um programa de desenvolvimento pessoal, aprendizagem sobre liderança e sobre sua organização como um todo, e não só em aspectos clínicos. O objetivo final do desafio é melhorar o acesso da população mundial à saúde, aumentando a visibilidade do papel da Enfermagem.

Durante o processo, os participantes poderão se conectar globalmente com outros enfermeiros e participar de seminários e workshops online, além de contar com o conteúdo interno que cada instituição deve fornecer aos profissionais. No final do ano, os enfermeiros serão convidados a relatar suas experiências e compartilhar seus projetos, gerando cases de sucesso em cada país.

Cronograma de atividades da ACSC no desafio já está pronto

Para participar do Nursing Now, a ACSC selecionou 29 enfermeiros e enfermeiros obstetras espalhados por suas unidades de saúde e assistência social em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. “O desafio irá desenvolver a próxima geração de enfermeiros e demonstrar a importância da profissão, que traz benefícios para o negócio e mais qualidade e segurança na assistência aos pacientes. Esperamos que este seja o primeiro de vários anos de formação de lideranças em enfermagem na ACSC”, afirma a Gerente de Práticas Assistenciais da Associação, Regiane Pereira.

Um dos selecionados para fazer parte do Desafio Nightingale, o coordenador corporativo de Qualidade e Segurança do Paciente, Joan Tomaleri, explica que as ações previstas foram construídas em parceira com a área de Gestão de Pessoas, que culminou com a elaboração de um programa interno. “A possibilidade de nos conectarmos com outros países por videoconferências vai gerar um benchmarking mundial, em que poderemos compartilhar ideias e projetos com outros jovens enfermeiros. É essencial que os profissionais sejam capacitados a desempenhar um papel maior em equipes multidisciplinares, trabalhando com todo o seu potencial para inovar, liderar e ampliar os horizontes da profissão”, conclui.

Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 22 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de gestão autossustentável onde todo superávit gerado por nossos negócios é aplicado integralmente em nossas obras, nos três segmentos, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher e cuidar do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo, são cerca de 14 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a 4.934 alunos, com 1.005 deles contemplados com bolsas integrais assistenciais. As entidades de saúde realizam anualmente 111 mil internações, 558 mil atendimentos de urgência e emergência, 2 milhões e 40 mil atendimentos ambulatoriais, 4 milhões e 913 mil exames, sendo 73,7% dos atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version