SEGS Portal Nacional

Vagas

Sobram vagas, faltam profissionais: mercado de TI está aquecido no Brasil, mas enfrenta déficit de mão de obra

  • Quinta, 11 Agosto 2022 10:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carlos Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

De acordo com estudo, setor precisará de mais de 790 mil novos talentos até 2025 e especialista alerta que processos de recrutamento precisam ser mais humanizados

A pandemia acelerou o processo de transformação digital no Brasil, mas não conta com profissionais suficientes para crescer. De acordo com o estudo “Demanda de Talentos em TIC e Estratégia STCEM”, realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), formamos por ano em média 53 mil pessoas com perfil tecnológico. Até 2025, a expectativa é que o setor demande 797 mil novos talentos. Com o número de formados aquém da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil profissionais de TI – 530 mil em cinco anos. Para o especialista em negócios, carreira, liderança e inovação Rodrigo Curcio, há mais um desafio para o seu desenvolvimento: a dificuldade para captar e reter talentos.

- Minha mãe dizia: “Para quem não sabe o que procura, quando acha nunca encontra”. Essa é a realidade diária para 75% das empresas que atraem pessoas – ou melhor, tentam – para trabalhar com tecnologia. Faltam profissionais, mas as empresas não conseguem atrair os atuais, qualificados e disponíveis. Não podemos virar as costas para esse problema, que de fato é um grande desafio no processo de transformação digital do mercado – analisa Rodrigo Curcio.

O desafio de mudar esse cenário converteu-se exatamente no propósito que moveu Curcio, de 33 anos, a abrir mão de uma carreira de muito sucesso em multinacionais para empreender. Na liderança da estratégia para a transformação da experiência de relacionamento entre os colaboradores da multinacional francesa Orange, uma das cinco maiores empresas de TI & Telecom do mundo, ele verificou a importância de processos mais humanizados aliados à tecnologia no dia a dia. Ganhou assim uma operação com pessoas mais satisfeitas, produtivas e conectadas com seus propósitos de vida e de carreira. A dinâmica passou a ser adotada pela empresa mundialmente e essa bagagem o impulsionou na criação do próprio negócio. Dessa forma, no fim de 2016, após 10 anos, quando ingressou ainda como estagiário, pede demissão para fundar a startup HumanAZ. Com uma metodologia inovadora, a hrtech mapeia, avalia e verifica a conexão de propósitos entre profissionais de tecnologia e empresas. Ela mapeia competências técnicas e comportamentais e avalia as histórias que os candidatos podem contar. Entre seus clientes, estão players como Neon, Vibra Energia, Americanas Delivery, Voltz Conta Digital, Bee Vale e PEBMED e Bionexo.

- Conectamos as necessidades e propósitos dos nossos clientes, a pessoa certa com o momento certo, e, quando todos os fatores analisados, tanto da empresa quanto do candidato, se conectam, ligamos as pontas. É preciso entender a importância de um processo de atração estratégico para posições complexas. Atração para retenção – explica.

O desenvolvedor Matheus Souza, goiano de 24 anos, buscava uma vaga para atuar remotamente. Ele conta que as experiências anteriores com seleção e recrutamento as quais participou foram engessadas e que a abordagem direta e humanizada da startup foi fundamental para que alcançasse a tão sonhada vaga numa empresa de TI sediada em Sergipe, onde já trabalha há mais de um ano.

- O atendimento que recebi foi fora do padrão. Começamos a conversar pelo LinkedIn e, desde o início, estavam preocupados em entender o momento e assim identificaram minhas qualidades tanto hard como soft skills. Achei isso incrível, pois havia até comentado com o Rodrigo inicialmente sobre minhas preocupações e se, de fato, estaria no nível da vaga, se conseguiria corresponder, e ele me deixou bem seguro ressaltando que, para eles, a prioridade não era o nível do candidato à vaga, mas a minha disponibilidade para aprender, correr atrás e crescer. Isso não é comum. Nas minhas experiências anteriores, não havia essa sensibilidade, era apenas preencher formulários. Fiquei bem à vontade para expor minhas qualidades, objetivos e possibilidades. E comecei a trabalhar com o estímulo redobrado – conta Matheus.

- É claro que a empresa precisa atrair quem estiver com propósitos alinhados aos seus e que possam contribuir com o seu crescimento na tecnologia, nos produtos e nos serviços. O ser humano aprende através da seletividade e, portanto, aprende mais rápido o que ativa seu interesse e atenção. Isso acontece por enxergarmos benefício em fazê-lo, e assim passamos a fazer ainda melhor pelo gosto do que realizamos – destaca Curcio.

Segundo o especialista, é preciso unir pessoas, metodologia, tecnologia e canais digitais. Mapear e conectar aspirações de negócios, propósitos e competências. Ir além da frieza das máquinas e do que chama de “descrições confusas que literalmente opõem linguagens a atitudes, comportamentos, índole e valores”.

- A pessoa que desenvolve sua carreira para trabalhar com tecnologia não investe 10 e 15 anos da sua vida para ser reduzido a Júnior, Pleno, Sênior ou as demais réguas que simplesmente definem se você pode ou não contribuir para o seu propósito. As pessoas têm sonhos, interesses, curiosidades, vontades, desejos e querem - e devem - realizá-los – conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+VAGAS ::

Dez 04, 2025 Vagas

UNG está com vagas de estágio e emprego para campi…

Dez 03, 2025 Vagas

Azimut Yachts abre 60 vagas em Itajaí, principal polo…

Dez 02, 2025 Vagas

Oportunidade: Mondelez Brasil anuncia vagas para seu…

Dez 01, 2025 Vagas

Em busca de trabalho? Portal de Vagas da Sólides…

Nov 28, 2025 Vagas

BrasilCenter anuncia mais de 750 vagas em todo o Brasil…

Nov 27, 2025 Vagas

Tecnologia abre portas: mais de 30 vagas no Brasil e…

Nov 26, 2025 Vagas

SESI-SP abre 110 vagas de estágio para o projeto Super…

Nov 25, 2025 Vagas

Após aporte, Bull anuncia expansão e abre  vagas em…

Nov 24, 2025 Vagas

Empresas abrem mais de 160 vagas de estágio para 2026…

Nov 19, 2025 Vagas

iFood lança programa de estágio apostando na formação…

Nov 18, 2025 Vagas

Companhia de Estágios tem mais de 600 vagas abertas em…

Nov 13, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 11, 2025 Vagas

McDonald’s abre 420 vagas afirmativas para pessoas com…

Nov 07, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 06, 2025 Vagas

Goodyear abre inscrições para o Programa de Estágio…

Nov 05, 2025 Vagas

Numen anuncia mais de 50 vagas em plano de expansão

Mais VAGAS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version