SEGS Portal Nacional

Vagas

Quem quer ser bancário? Confira os desafios e oportunidades para quem busca emprego em bancos

  • Sexta, 02 Julho 2021 07:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grayce Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Ao total, 8.480 vagas estão abertas em instituições como Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil

O ano de 2021 ficará marcado como aquele em que os bancos tradicionais avançaram em seus planos de digitalização. Mesmo com o fechamento de agências físicas, as instituições abriram portas para recrutar milhares de talentos com foco no crescimento de áreas como investimentos, comercial e de serviços digitais, bem como em melhorias no atendimento e na oferta de produtos mais atrativos para seus clientes – agora disputados não só entre os “bancões”, mas também com bancos digitais, corretoras e fintechs que balançaram o oligopólio do mercado.

O terreno poucas vezes esteve tão fértil para quem tem planos de trabalhar em bancos ou em outros players do mercado financeiro: atualmente, existem 8.480 vagas abertas no Brasil. E para quem pensa que a prioridade é contratar veteranos do setor bancário, a realidade é justamente o oposto, como explica o economista Bruno Piacentini, sócio do Grupo Eu Me Banco e professor do PAAP (Programa Advisor de Alta Performance).

“As mudanças em curso nas instituições financeiras mudaram a dinâmica do jogo. Antigamente, tínhamos um perfil de profissional acostumado a trabalhar em bancos grandes, onde por décadas prestar um atendimento de excelência não era prioridade porque o cliente não tinha para onde ‘correr’. Hoje o que não faltam são concorrentes oferecendo suporte e benefícios para fisgar novos correntistas. Os vícios antigos de atendimento, bem como a defasagem na certificação, devem ficar no passado. Os recrutamentos estão favoráveis para quem está iniciando a vida profissional e para pessoas que não são do mercado financeiro”, conta Piacentini.

Para os candidatos egressos de outros setores ou que buscam o primeiro emprego como bancário, Fabio Louzada, CEO do Grupo Eu Me Banco, alerta que uma boa formação acadêmica não basta para competir por uma vaga. “O ponto de partida é gostar e se interessar por assuntos relacionados ao mercado e produtos financeiros. Ter esse domínio é essencial para alguém que estará próximo do cliente, sobretudo na área comercial e de investimentos. Buscar habilitação via certificações financeiras, ter um bom networking e fazer cursos para aprimorar o saber fazer prático e técnico são pontos vistos com bons olhos nos processos de seleção”.

Na visão de Bruno Piacentini, a área que mais concentra oportunidades de emprego nos bancos é a de investimentos. “Só o Itaú anunciou mais de 3 mil vagas, os bancos BTG, Bradesco e Modalmais têm contratado muitos profissionais especialistas em investimentos. Isso só citando alguns exemplos!”, lista o economista, que completa afirmando que há também um volume interessante de vagas abertas na área comercial, no backoffice e em setores voltados para o desenvolvimento e operação de serviços digitais.

Dentro do PAAP (Programa Advisor de Alta Performance), coordenado por Fabio Louzada e realizado pela startup Eu Me Banco, há cases de alunos que após o curso de formação fizeram o ingresso ou a transição de carreira para o setor bancário. “A pessoa que não tem experiência profissional ou em bancos tende a pensar que não conseguirá ingressar no setor numa área de prestígio como a de investimentos, mas é possível. Nós temos cases de profissionais com 30, 35, 40 anos que nunca trabalharam no mercado financeiro e conquistaram isso porque entenderam qual é o caminho certo para chegar até lá. E o processo envolve estudo para se certificar, mente aberta para atender e aprender as demandas do banco e foco em estruturar uma rede de relacionamento com pares do mercado, que trocam muito conhecimento entre si em redes como o LinkedIn e grupos ativos no WhatsApp e Telegram”, conclui Bruno Piacentini.

Onde há vagas?

De acordo com um levantamento feito pela EMB Carreiras, as seguintes instituições estão com processos seletivos abertos em todo o Brasil para contratação de, ao total, 4 mil especialistas e assessores de investimentos: Modal, BTG Pactual, Safra, Banco Inter, Bradesco, Santander, Itaú, Easynvest/Nubank, XP Investimentos, Pagbank, BS2, Agibank, Sicredi e Sicoob. Já o Banco do Brasil anunciou no dia 24 de junho que abrirá concurso para preencher 4.480 vagas para o cargo de escriturário (entre agentes comerciais e de tecnologia), sendo 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+VAGAS ::

Dez 04, 2025 Vagas

UNG está com vagas de estágio e emprego para campi…

Dez 03, 2025 Vagas

Azimut Yachts abre 60 vagas em Itajaí, principal polo…

Dez 02, 2025 Vagas

Oportunidade: Mondelez Brasil anuncia vagas para seu…

Dez 01, 2025 Vagas

Em busca de trabalho? Portal de Vagas da Sólides…

Nov 28, 2025 Vagas

BrasilCenter anuncia mais de 750 vagas em todo o Brasil…

Nov 27, 2025 Vagas

Tecnologia abre portas: mais de 30 vagas no Brasil e…

Nov 26, 2025 Vagas

SESI-SP abre 110 vagas de estágio para o projeto Super…

Nov 25, 2025 Vagas

Após aporte, Bull anuncia expansão e abre  vagas em…

Nov 24, 2025 Vagas

Empresas abrem mais de 160 vagas de estágio para 2026…

Nov 19, 2025 Vagas

iFood lança programa de estágio apostando na formação…

Nov 18, 2025 Vagas

Companhia de Estágios tem mais de 600 vagas abertas em…

Nov 13, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 11, 2025 Vagas

McDonald’s abre 420 vagas afirmativas para pessoas com…

Nov 07, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 06, 2025 Vagas

Goodyear abre inscrições para o Programa de Estágio…

Nov 05, 2025 Vagas

Numen anuncia mais de 50 vagas em plano de expansão

Mais VAGAS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version