SEGS Portal Nacional

Turismo

Dirigentes de Turismo de todo o país visitam loja Artesanato Brasília a convite da Secretária do DF

  • Terça, 15 Junho 2021 09:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda de Resende
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Ponto de venda está localizado no shopping Pátio Brasil e integra os projetos da Setur-DF que colocam a capital como case de sucesso

As 53 autoridades municipais de Turismo em 21 estados que participaram, nesta semana, do 1º Fórum das Capitais conheceram a loja Artesanato de Brasília a convite da secretária do setor no DF, Vanessa Mendonça. Localizado no shopping Pátio Brasil, o ponto de venda faz parte dos projetos desenvolvidos desde 2019 pela Secretaria de Turismo (Setur-DF) que colocam Brasília como ‘case’ de sucesso.

A apresentação do espaço pela Setur teve como principal objetivo trazer um novo olhar para os secretários, destacando que o turismo pode ser potencializado também por meio de parcerias com o setor privado. Ao final do passeio, os secretários puderam trocar informações com os artesãos presentes, conhecer as peças da loja e levar uma recordação do artesanato de Brasília para suas cidades.

Para a anfitriã do evento, a secretária Vanessa Mendonça, que fez questão de apresentar o espaço pessoalmente aos visitantes, a loja é um dos projetos bem sucedidos que pode e deve ser implantado em várias cidades do país.

Expectativas de renda

A titular da pasta ressaltou a importância da loja para os artesãos. “O artesanato é, para nós, da Secretaria de Turismo, uma prioridade desde o primeiro dia da nossa gestão, e para isso nós criamos uma coordenação do artesanato. Porém, o mais importante a dizer é a capacidade de levarmos expectativas reais de renda, de trabalho e transformar, por elas, a vida de milhares de artesãos”, pontuou.

De acordo com a secretária, as atividades do segmento são estimuladas por meio da concessão da Carteira Nacional do Artesão. “Hoje na Secretaria são 11.200 artesãos que já receberam a carteira do artesanato. Com ela, eles podem participar das feiras de todos os estados, pelo Nordeste, Sul e por todas as cidades. E eu preciso agradecer ao shopping Pátio Brasil que nos acolheu desde o início”, detalhou.

Avanços

Inaugurada em novembro de 2019, a Loja do Artesanato se tornou um sucesso e em abril de 2021 ganhou um novo ponto de venda, no próprio shopping, dobrando o espaço ocupado para 200 m².

A loja traz um diferencial em termos de produtos normalmente oferecidos em shoppings. São variadas peças de 30 artistas colocadas para comercialização em um dos principais centros de consumo em Brasília. A cada três meses, a renovação na loja acontece, por meio de uma curadoria, para selecionar de forma democrática os 30 artesãos que vão expor seus produtos.

Mayce Tranquillini, gerente de Marketing do Shopping Pátio Brasil, acompanhou a visita e comemorou a parceria. “O Pátio Brasil fica no centro de Brasília, ao lado da torre de TV. Para a gente, é uma honra poder apoiar esse projeto, fazer parte dessa história, porque a cultura está relacionada com os artesãos, então a gente realmente enxerga uma possibilidade de conhecimento para todos”, comentou.

A gerente recomendou que os secretários e dirigentes de Turismo multipliquem essa experiência em suas cidades. “Incentivo todos vocês de cada estado que procurem shoppings, empreendimentos como este, para tentar fazer o mesmo em suas cidades. Sim, é possível e viável”, reforçou.

Planejamento e boa vontade

Realizado de 31 de maio a 2 de junho, o 1º Fórum das Capitais foi realizado pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). Presente à visita, o presidente da Anseditur, Ângelo Sanches, também ficou admirado com o trabalho elaborado para a criação do projeto e a qualidade dos produtos expostos na loja.

“Precisa ter planejamento e boa vontade. É o que a Secretária Vanessa Mendonça está fazendo aqui, é o que todos nós já fazemos. Só que precisamos mostrar, cada vez mais, à sociedade que, juntos, nós podemos valorizar as identidades locais, fortalecer a economia e abrir a mente”, observou Ângelo, que também é secretário municipal de Turismo da Prefeitura de Canelas (RS).

Saiba mais:

Secretários de Turismo encerram encontro com debates sobre gargalos e projetos voltados para o setor

Setur-DF é case de sucesso durante evento com dirigentes do setor

Setur-DF abre o 1º Fórum das Capitais com a participação de 53 secretários de turismo de todo o País


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Fev 27, 2026 Turismo

China desponta como um dos destinos tendência de 2026…

Fev 26, 2026 Turismo

Páscoa em Campos do Jordão: experiências românticas no…

Fev 25, 2026 Turismo

5 dicas essenciais para quem vai viajar ao exterior…

Fev 24, 2026 Turismo

Orlando para adultos: um destino completo para quem…

Fev 23, 2026 Turismo

Penang: a ilha malaia que vem chamando atenção em 2026

Fev 20, 2026 Turismo

Turismo religioso no Paraná atrai fiéis para a Rota do…

Fev 19, 2026 Turismo

Como aproveitar a Copa do Mundo 2026 combinando paixão,…

Fev 19, 2026 Turismo

Semana Santa na Nascente Azul tem ecoturismo para toda…

Fev 18, 2026 Turismo

Especialista em cruzeiros Disney analisa os roteiros do…

Fev 13, 2026 Turismo

The Brando mantém 5 estrelas no Forbes Travel Guide

Fev 12, 2026 Turismo

Carnaval aquece turismo regional e impulsiona viagens…

Fev 11, 2026 Turismo

Turismo de nicho: como as agências especializadas…

Fev 10, 2026 Turismo

Tierra Atacama e Tierra Patagonia lançam oferta 4×3…

Fev 09, 2026 Turismo

Carnaval em Caraíva: Villa Fulô Casa Hotel convida a…

Fev 06, 2026 Turismo

5 destinos para fugir do agito e encontrar o silêncio…

Fev 05, 2026 Turismo

Bahamas alcançam sucesso turístico sem precedentes ao…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version