Especialista explica se nova reforma tributária prejudica investimentos
Renan Diego comenta como ficam os tributos sobre os dividendos
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou a nova reforma tributária, que foi considerada como a de maior transformação na maneira de arrecadar e pagar impostos no Brasil em quase 60 anos. Atualmente, tudo o que consumimos é acumulado imposto ao longo das etapas de produção, que vai desde a extração de matéria-prima até a venda na prateleira. Essa reforma, contudo, promete unificar os cinco tributos: ISS, ICMS, PIS, IPI e Confins e criar o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) - que será dividido em dois: o federal, que vai substituir o IPI, PIS e Confins e passará a se chamar CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços); e o outro dos estados e municípios, que substituirá o ICMS e ISS e passará a se chamar IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) e não acumularão ao longo do processo de produção. Mas como essa reforma pode prejudicar as pessoas que investem e recebem dividendos? O especialista em investimentos Renan Diego (@renandiegooficial) explica o cenário.
“O Brasil é um dos poucos países do mundo onde não há tributação sobre dividendos. Por conta disso, em toda reforma tributária a discussão sobre a cobrança de uma tributação sobre os investimentos é trazida à toa, mas até hoje isso nunca aconteceu. Em 2021, o ex-Ministro da economia Paulo Guedes propôs aplicar uma alíquota de 20% diretamente sobre os lucros dos dividendos, mas isso não foi para frente. Diante do cenário passado, eu não me preocuparia com a tributação de dividendos agora, pois sempre terá esse assunto e até hoje nada foi mudado. Mas, caso isso aconteça, acredito que as empresas irão se adaptar, até porque hoje os juros sobre capital próprio (JSCP) já são tributados e eles já se adaptaram a isso. Acredito que usarão isso mais como uma estratégia contábil, mas não vai cair tanto a distribuição de dividendos para o investidor, até porque eles precisam manter os investidores” comenta o especialista que já ajudou mais de seis mil brasileiros a investir do zero através da sua escola on-line Produtividade Financeira.
Para Renan, quem investe em Tesouro Selic ou CDB não terá alterações, já que são os dividendos que têm impacto diretamente com a Taxa de Selic (a nossa taxa básica de juros, que atualmente se encontra em 13,75%). “As pessoas que sabem investir entendem que a renda fixa de modo geral é para trazer segurança e proteção ao dinheiro delas. O Tesouro Selic é o mais seguro do país e é recomendado para uma reserva de emergência, rendendo muito mais que a poupança. Já o CDB é ótimo para investir a curto e médio prazo. A rentabilidade de cada um não terá nenhuma alteração. O que pode impactar futuramente é a taxa de juros que provavelmente vai cair após a reunião do Copom, que ocorre alçada 45 dias”, pontua.
Mas para quem investe na Bolsa de Valores ou quer começar, é preciso prestar atenção em alguns pontos ressaltados por Renan Diego: “Hoje, as empresas que devem ser impactadas são as de serviço. Elas devem ter um aumento na tributação em comparação ao que já temos hoje. Está acontecendo muita pressão de vários setores para entrarem com algumas exceções de alíquotas diferenciadas. O Agronegócio por exemplo, é um setor forte e muito importante para o PIB brasileiro e pode ter algum tipo de benefício dentro desse regime fiscal” finaliza o especialista em investimentos.
Sobre Renan Diego:
Especialista em finanças pessoais e investimentos, Renan Diego é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e atua há quase 10 anos como educador financeiro e consultor no segmento. À frente da escola digital Produtividade Financeira, o carioca já educou mais de 6 mil brasileiros que querem administrar melhor o próprio dinheiro e investir do zero. O profissional também conta com especialização em treinamentos e marketing, ferramentas que o ajudam nas aulas on-line que ministra para alunos de todo o Brasil. Hoje, conta com mais de 163 mil seguidores no Instagram (@renandiegooficial), o especialista compartilha na sua página oficial dicas sobre como poupar, administrar e investir melhor o dinheiro.
Renan Diego, especialista em investimentos
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>