SEGS Portal Nacional

Economia

Alta de insumos e taxa de juros não deve impactar otimismo do mercado imobiliário

  • Terça, 05 Outubro 2021 10:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitoria Soler
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

por Antonio Setin*

O segundo semestre já começou, mas as perguntas sobre o que esperar do mercado imobiliário brasileiro neste novo ciclo têm sido feitas desde o início da pandemia. Não é para menos. O setor vem apresentando viés de recuperação, superando expectativas e batendo recordes de vendas. Quando, no início da crise sanitária, se esperava uma queda livre, ele decolou.

O segmento imobiliário, por definição, é cíclico. De acordo com inúmeros dados que comprovam esse aquecimento nos últimos meses, estamos em um ciclo vivo e saudável. Conforme indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), desde fevereiro de 2020, é a primeira vez que o setor retoma a alta simultânea de vendas e lançamentos em 12 meses.

A baixa taxa de juros cobrada nos financiamentos habitacionais e a queda gradual da Selic favoreceram esse cenário. Atrelado a isso, o trabalho remoto fez com que muitas pessoas passassem a olhar para suas residências de forma mais minuciosa e a reconhecer o imóvel como um lugar muito importante em nossas vidas. O que antes era lazer passou a ser também um local de trabalho. As fronteiras ficaram mais borradas e cresceu, perpendicularmente, a busca por plantas maiores.

Apesar dos bons resultados obtidos no primeiro semestre deste ano, a alta do preço dos insumos de construção civil tem ligado o sinal de alerta e pode frear construções e, consequentemente, lançamentos de empreendimentos. Desde o início da pandemia, o aumento no custo do aço, alumínio, cimento e madeira obrigou incorporadoras e construtoras a reajustarem os preços ao consumidor. Todo o setor se viu, então, diante do desafio de cumprir os cronogramas de entrega das obras.

Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), 57,1% das companhias do setor apontaram a falta ou o alto custo dos insumos como um problema no primeiro trimestre deste ano. Essa preocupação tem crescido a tal ponto que a elevação no preço dos materiais deve continuar impactando diretamente o setor no segundo semestre.

Não é segredo que o mercado espera uma alta na Selic, impactando, assim, o financiamento de imóveis. O Banco Central projeta que a taxa chegue a 7% até o final de 2021, obrigando o mercado imobiliário, que estava pegando altitude, a puxar um pouco o freio de mão. Contudo, vale lembrar que em governos anteriores o setor surfou uma forte onda de alta nas vendas nos tempos em que a taxa foi artificialmente reduzida para esse mesmo patamar.

Costumo dizer que, no setor imobiliário, as mudanças são constantes e abruptas. Apesar de alguns obstáculos no caminho, o mercado segue aquecido porque ainda há uma crescente demanda por habitação no país. Claro que as expectativas positivas dependem da melhora da economia para que se confirmem. Como sou um eterno otimista, acredito que o mercado continue a ser a bola da vez entre os investimentos.

*Antonio Setin é fundador e presidente da Setin Incorporadora


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version