SEGS Portal Nacional

Agro

Tecnologias biológicas barram a cigarrinha-do-milho, reduzem a resistência e elevam a sanidade da lavoura

  • Sexta, 09 Janeiro 2026 18:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Limão
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

CIGARRINHA - Principal - Imagem FreePik

Soluções com múltiplos modos de ação mantêm eficácia contínua e reduzem a pressão sobre moléculas químicas

A cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis) representa um importante desafio fitossanitário para a produtividade do milho. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas 10 cigarrinhas por planta são suficientes para comprometer seriamente a produtividade da cultura. “Esse dano resulta do enfezamento patógeno transmitido por este inseto, que impede a correta absorção de nutrientes”, explica a engenheira agrônoma Lauany Cavalcante, coordenadora de portfólio da Biotrop.

“Seu modo de ação é bem claro: ao succionar a seiva da planta, ela libera toxinas que causam o enfezamento. A pior notícia é que essa doença pode ser causada pela cigarrinha em qualquer estágio vegetativo do milho. Sua ação se estende para toda a lavoura, já que um único inseto portador do vírus é capaz de causar o enfezamento em mais de uma planta”, detalha Lauany.

Os desafios para seu controle envolvem o clima, favorável para o aumento das infestações, especialmente na segunda safra, quando há altas temperaturas e aumento no volume de precipitação. Além disso, a ocorrência do fenômeno La Niña potencializa ainda mais o desafio. A pressão cresce porque a cigarrinha está se multiplicando mais rápido, já que seu ciclo de vida encurtou de cerca de 22 para 15 dias, e devido o uso repetido de defensivos químicos selecionou resistência a diversas moléculas.

“Como solução, a recomendação é o Manejo Integrado de Pragas (MIP), incluindo o químico, o biológico, o varietal e o cultural. Assim, o agricultor usufrui dos benefícios de cada tecnologia, incluindo o amplo espectro de ação dos bioinsumos e sua velocidade de controle”, ressalta a especialista da Biotrop.

Com esse conjunto de benefícios, o controle biológico ganha espaço no manejo da cigarrinha. Um diferencial decisivo é a capacidade de evitar resistência, já que os bioinsumos atuam por múltiplos mecanismos, como contato e ingestão. Formulado pelas bactérias Pseudomonas fluorescens e Pseudomonas chlororaphis, o bioinseticida Biokato® oferece essas vantagens.

Biokato®, produto que integra o portfólio de soluções da Biotrop, possui dois modos de ação. Na infecção por contato, ele age por contaminação tarsal. Nesse caso, a cigarrinha recebe aplicação direta ou caminha sobre as folhas do milho que foram tratadas. Nesse processo, os metabólitos produzidos pelas bactérias entram em contato direto com a cigarrinha, causando paralisia e, na sequência, a morte. Quando há infecção por ingestão, o inseto absorve esses compostos ao se alimentar da seiva e desenvolve um quadro de anemia, já que outros metabólitos competem pelo ferro no intestino do inseto vetor. O resultado é morte por inanição e desnutrição.

“Este é um dos principais diferenciais dos biológicos: eles entregam mais de um modo de ação e, por esta razão, apresentam melhor controle do alvo”, finaliza a coordenadora da BIOTROP.

Sobre a Biotrop

A BIOTROP atua na vanguarda das soluções biológicas e naturais para o agronegócio, com foco em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que impulsionam uma agricultura sustentável, produtiva e rentável. Com Centros Avançados de Multiplicação de Microrganismos (CAMMs) em Curitiba (PR) e Jaguariúna (SP) e distribuidores parceiros em vários países, a empresa oferece as melhores soluções biológicas e naturais ao mercado. Desde 2023, a BIOTROP integra o Grupo BioFirst, líder global em tecnologias biológicas e naturais, com presença em mais de 70 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jan 08, 2026 Agro

Exportações de algodão batem recorde histórico em 2025…

Jan 07, 2026 Agro

Nematoides e carrapatos oferecem grande risco a…

Jan 06, 2026 Agro

Cadeia produtiva do arroz seguirá enfrentando…

Jan 05, 2026 Agro

Por causa da reforma tributária, sementeiras de Mato…

Dez 30, 2025 Agro

Protocolo de entrada no confinamento: cuidados que…

Dez 29, 2025 Agro

Nutrição adequada é decisiva para o desenvolvimento…

Dez 26, 2025 Agro

Estudo mostra que produtores de leite perdem R$ 1.200…

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version