SEGS Portal Nacional

Agro

Cascos fortes e bem desenvolvidos contribuem para a saúde e o bem-estar dos cavalos

  • Sexta, 07 Novembro 2025 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Wenderson Araújo/Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

O casco é uma das partes mais importantes do corpo do cavalo, já que ele é fundamental para sua locomoção e sustentação. Os desafios variam de acordo com o animal, seja atleta, de pista ou de lida. “Levando em consideração sua realidade e as atividades do cavalo, o criador deve ter atenção especial ao crescimento e à qualidade dos cascos. O objetivo é evitar o aparecimento de lesões e outros quadros críticos que comprometem a saúde e o bem-estar”, alerta a médica-veterinária Júlia Izoldi, coordenadora nacional da linha Equistro da Vetoquinol Saúde Animal.

O crescimento dos cascos em cavalos é afetado por muitas variáveis, incluindo o tipo de criação e a rotina do animal. Da mesma maneira, a alimentação tem igual importância. Nesse campo, destaque para a queratina, proteína produzida pelo organismo dos cavalos – porém nem sempre na quantidade necessária – e principal responsável pelo nível de resistência e dureza dos cascos.

“A queratina pode e deve ser reforçada por meio de suplementação para que, juntamente com outras práticas de manejo, a tropa tenha sempre boas condições para desenvolvimento, fortalecimento e até regeneração dos cascos”, explica Júlia.

Em média, o casco dos cavalos cresce entre 0,3 milímetros a 1 centímetro por mês. Em animais mais jovens e de determinadas raças, o crescimento é mais rápido. Tropas com cascos enfraquecidos podem sofrer com doenças e outros problemas, como broca, laminite, feridas, rachaduras e fendas, além da doença do navicular (um dos ossos da estrutura). Essas enfermidades comprometem o bem-estar, a saúde e o desempenho da tropa, que é severamente comprometido.

Promover o crescimento e a qualidade do casco é possível. Para isso, o criador deve investir em tecnologias nutricionais formuladas à base de elementos essenciais que estimulam a produção de queratina, como Equistro® Kerabol Ipaligo, suplemento alimentar da Vetoquinol Saúde Animal, indicado para animais de todos os tamanhos e idade, desde potros até cavalos com mais de 500 quilos.

“Equistro® Kerabol Ipaligo é uma ótima fonte de suplementação para os cavalos. Sua formulação fornece aos animais biotina, DL-Metionina (fonte orgânica de enxofre), zinco de rápida absorção, manganês e selênio. Esses elementos são imprescindíveis para a produção de queratina e foram desenvolvidos em forma líquida e biologicamente ativa, com elevada biodisponibilidade e eficiência”, completa a veterinária.

Equistro® Kerabol Ipaligo faz parte do completo portfólio de soluções da Vetoquinol para a saúde animal. Sua formulação melhora a qualidade do casco e a síntese de queratina e estimula a multiplicação de queratócitos (células responsáveis pela produção de queratina). “Com sua utilização, a tropa passa a ter cascos fortalecidos para enfrentar desafios, seja nas fazendas, nas pistas ou em competições”.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version